Urbem garante agilizar sistema de gestão das prefeituras

O Urbem, software gratuito fornecido pela CNM – Conselho Nacional de Municípios – que faz todo o processo de gerenciamento da parte administrativa do município e compreende todo o sistema de gestão das prefeituras, foi tema de painel, na tarde de quarta-feira, 30, no 60º Congresso Estadual de Municípios, em palestra ministrada pelo consultor Ronaldo Antoni, membro do Conselho que está diretamente envolvido no projeto.

Segundo Antoni, a procura pelo programa tem sido grande e já existem muitos casos de sucesso no país. Porém, nos municípios de São Paulo ainda não estão em uso. “O Urbem existe desde 2006 e sempre funcionou como projeto piloto em cidades menores de estados do Norte, Nordeste e Sul do Brasil”, detalha.

O Urbem visa contribuir com a modernização do município por meio de solução que permite a realização de diagnósticos, da organização e da dinamização dos processos internos. Também auxilia o gestor municipal na elaboração do planejamento de sua gestão de maneira clara e objetiva.

Para atender às demandas da estrutura administrativa municipal, o Urbem pode ser adequado às necessidades de cada gestão. Além disso, integra todos os setores da Prefeitura, garantindo maior controle da arrecadação e de todas as informações de interesse da administração local.

A principal vantagem do Urbem para os municípios, na opinião do consultor, é a padronização de processos da gestão e a independência do município em relação a empresas. “A grande maioria das cidades usa, atualmente, sistemas comerciais, ou seja, os gastos são altos com locação e manutenção. Outro possível problema é que, a cada quatro anos, a cidade está sujeito a perder todo o trabalho por conta da mudança de empresas”, explica Antoni.