Secretário de Turismo reforça setor como melhor opção para retomada da economia

O 60º Congresso Estadual de Municipios recebeu, na tarde de quinta-feira, 31, o secretário de Estado de Turismo, Roberto de Lucena, que confirmou, assim como o governador Geraldo Alckmin e vários outros palestrantes destacaram, que o investimento no turismo é uma das principais ações para tentar reverter as dificuldades da crise que assola o país.

De Lucena reforçou que o turismo é a grande saída para a retomada da economia e para a superação da crise. “No Estado de São Paulo, o Turismo contribui com 9,76% do PIB (Produto Interno Bruto), gerando 1 milhão de empregos diretos e quase 2 milhões de empregos indiretos. É um setor com uma janela de oportunidade”, destacou.

Para o secretário, o momento é que haja a consciência de que o turismo precisa entrar na pauta econômica dos municípios. “Enquanto a concepção for de gastos, não vamos atingir o potencial. Precisamos entender que todo o recurso colocado, na verdade é um investimento numa atividade que ativa 52 setores de uma cadeia produtiva, e que, a menor custo, gera o maior número possível de empregos”, disse.

“Quando você tem uma crise colocada e uma moeda desvalorizada, sair do país fica caro, porém vir ao Brasil fica barato. E claro que alguém que queria fazer uma viagem de turismo para o exterior, hoje vai pensar duas vezes. E é aí que surge a grande oportunidade de descobrir nosso país, principalmente o Estado de São Paulo, que é o segundo polo emissor de turistas do Brasil”, ressaltou o secretário, lembrando que, aproximadamente, 44 milhões de pessoas fazem turismo nos municípios paulistas.

De Lucena confirmou que está empreendendo todos os esforços para aumentar o fluxo turístico, potencializando o grande menu do Estado. “O turismo em São Paulo não é monotemático. Não temos aqui só sol e mar, mas uma gama de segmentos, como o gastronômico, de negócios, religioso e tantos outros, que torna São Paulo essa grande liderança e o carro chefe do turismo nacional”, finaliza.

Na quarta-feira, 30, o evento já havia recebido o painel com o tema “Municípios Turísticos e Regionalização do Turismo”, com a palestra do gerente executivo da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, Fernando Zuppo, e a participação do secretario executivo do Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Bruno Omori; do presidente da Amitur, Jarbas Favoretto; e da deputada estadual, Célia Leão.

Na oportunidade, o objetivo da palestra foi discutir as questões relacionadas ao turismo como fator de desenvolvimento econômico, com a proposta de ampliar a visão do empresário do setor sobre as novas ferramentas de promoção e incentivo na área. “Investir em turismo é garantir o desenvolvimento das cidades”, declarou Zuppo.