Rodrigo Garcia anuncia a construção de mais 26.501 unidades habitacionais no Estado

O governo do Estado de São Paulo, através da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano- vai construir neste ano 26.501 unidades habitacionais no Estado de São Paulo.

A notícia foi  trazida aos prefeitos, pelo Secretário de Habitação Rodrigo Garcia, na tarde do dia 31, no terceiro dia do 60° Congresso Estadual de Municípios em Campos do Jordão e ratifica a informação já previamente anunciada pelo governador do Estado de São Paulo, durante a abertura do Congresso.

A assinatura do primeiro lote será no dia 24 de maio  e contemplará 42 municípios que  já firmaram convênios em 2014 e já fizeram a licitação.

Em junho, outros 179 municípios assinam convênio para 21.944 unidades, cujas obras serão licitadas pela CDHU e começam tão logo termine o processo licitatório, não interferindo no calendário eleitoral.

Hoje, a CDHU mantém em construção no Estado de São Paulo 111 mil unidades habitacionais. “É um esforço permanente para continuar cumprindo com a obrigação da secretaria que é realizar o maior sonho de todo o brasileiro, que é ter a casa própria”, afirma o Secretário de Habitação.

Ele explica que apesar de São Paulo ser o único Estado do país que destina 1% do ICMS para a habitação o valor tem caído com a estagnação provocada pela  crise econômica. “O governador tem nos pedido que procure novas fontes de financiamento e o Estado tem feito isso. Temos procurado combater a inadimplência da CDHU e com esse dinheiro a mais, compensar a falta que hoje a queda de arrecadação está fazendo”

Rodrigo Garcia, que é também Deputado Federal, participa do Congresso de Municípios há vários anos. “O Congresso já é uma tradição no Estado. Nós já tivemos congressos em bons e maus momentos. Estamos em um mau momento, infelizmente, mas é agora que a classe política precisa se unir, ter responsabilidade para que juntos encontremos o caminho para sair dessa crise. O Brasil não aguenta mais. Se não tivermos esse desfecho, teremos um segundo semestre muito difícil”, disse.