Presidente da APM é coautor do livro que traz um panorama do novo municipalismo

Coletânea  coordenada pelo Secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, valoriza o fortalecimento dos municípios e a descentralização das políticas públicas desde o governo de Franco Montoro até a atual gestão no Poder Executivo Paulista, sob o comando de João Doria

A trajetória do movimento municipalista no Brasil, sobretudo a partir do trabalho do governador de São Paulo André Franco Montoro (1983-1987), até chegar aos dias de hoje, com a condução do Executivo Paulista pelas mãos de João Doria, é o tema central do livro “O Novo Municipalismo”. Marco Vinholi, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, é o coordenador e um dos autores da obra, que foi lançada na quinta feira (2/12), na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.
Editado pela ExLibris, o título ainda traz contribuição de outros especialistas no assunto, como o presidente da Associação Paulista de Municípios Fred Guidoni.
Em sua contribuição ao livro, o Presidente da APM, Fred Guidoni, analisa o novo municipalismo no mundo e demonstra como os paulistas foram precursores neste sentido e como este movimento que ganha cada vez mais expressão no mundo, já vinha sendo discutido em São Paulo, tendo se tornado política pública mesmo antes da Constituição de 1988.

“A lição que o novo municipalismo no mundo está comprovando é a mesma  que Franco Montoro já aventava: contra o obscurantismo e a violência predominantes no plano federal, os governos locais podem adotar ações de fomento à democracia, de promoção de direitos humanos e melhorar a governança para atingir a expectativa da sociedade”, afirma.

Também são co-autores do livro: Marcos Campagnone, Glaucio Neves, Rosane Ribeiro, Renan Bastianon, Sebastião Misiara, além do professor de Administração Pública Fernando Montoro – um dos filhos do saudoso Franco Montoro. O ministro da Saúde na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e ex-secretário de Estado de Habitação de São Paulo, o doutor em Economia Barjas Negri, também é um dos co-autores do livro.
Outro nome de peso que contribui com a obra é Andrea Calabi, presidente do Banco do Brasil (1999) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES (1999-2000), ex-secretário-executivo do Ministério do Planejamento, e ex-secretário de Estado da Fazenda, e de Economia e Planejamento do Governo de São Paulo.
Entre outros tópicos, “O Novo Municipalismo” lança luz sobre as diversas iniciativas estruturantes em implementação no governo paulista, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, como “Parcerias Municipais”, “Cidades Inteligentes”, “Municípios em Rede”, “SP + Consórcios” e o projeto da nova regionalização do estado.
A ideia de lançar a obra partiu do próprio Vinholi, uma vez incentivado por prefeitos a compartilhar com as cidades paulistas e até mesmo com Prefeituras de outros estados brasileiros as boas práticas capitaneadas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e que fortalecem o municipalismo, a partir da descentralização da administração pública:

“André Franco Montoro pensou em municipalismo 40 anos atrás. Hoje, continuamos usando e valorizando o conceito, ao passo em que o tornamos ainda mais ágil, por meio da utilização da Tecnologia – tudo para uma melhor descentralização de gestão e o compartilhamento eficiente de programas que reduzem distâncias e oferecem resultados”, defende.

Para Fred Guidoni, seria ingênuo imaginar que a estratégia local, por si só solucionaria tudo. “Mas é inegável que este projeto coletivo que vem sendo protagonizado por São Paulo,  precisa se espalhar pelo território brasileiro”, avalia. Para ele: “Os exemplos que vêm de outros países no bojo do novo municipalismo confirmam que isso é possível e sugerem alguns caminhos. É preciso que haja uma ampla discussão pública sobre que projeto de cidades e de país queremos para o Brasil”, finalizou
Produzido ao longo dos últimos seis meses, “O Novo Municipalismo”  está à venda na livraria Cultura.



Ficha Técnica
Livro “O Novo Municipalismo”
Organizador e Autor: Marco Vinholi
Co-Autores: Andrea Calabi, Barjas Negri, Fernando Montoro, Fred Guidoni, Glaucio Neves, Marcos Campagnone, Renan Bastianon, Rosane Ribeiro e Sebastião Misiara

Editora: ExLibris
Páginas: 118
Valor: R$ 55