PNLL pretende levar biblioteca a todos os municípios brasileiros – 23/02/2007

O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) pretende instalar uma biblioteca pública em cada município brasileiro até o fim do ano. A iniciativa foi divulgada pelo secretário executivo do Plano, José Castilho Marques Neto, e faz parte das ações do PNLL que pretende impulsionar o hábito da leitura no País.

O Plano lançado em 2006 pelos ministérios da Educação e da Cultura (MEC), com apoio de organizações não-governamentais, empresas e sociedade civil, busca democratizar o acesso ao livro e despertar o interesse pela leitura, com iniciativas como a criação de bibliotecas, financiamento de editoras, distribuição de livros e programas de formação de alunos.

Uma das prioridades do PNLL é a realização de ações concentradas em eixos temáticos. Assim, ações como a democratização do acesso ao livro, fomento à leitura e à formação de mediadores, valorização da leitura e comunicação e desenvolvimento da economia do livro, para fortalecer as redes de bibliotecas já existentes e criar outras estão previstas no plano. Além disso, o PNLL apóia a abertura de bibliotecas comunitárias em periferias urbanas, hospitais, creches, igrejas e zonas rurais.

De acordo com a coordenação-executiva do PNLL, representada por Carlos Alberto Xavier, este é um esforço pioneiro que envolve todos os interessados no desenvolvimento da leitura no país.