Palestras aprofundam análise sobre os serviços públicos e as novas ferramentas tecnológicas no 14º CBTIM

Palestras aprofundam análise sobre os serviços públicos e as novas ferramentas tecnológicas no 14º CBTIM

Uma pauta variada e rica em detalhes foi abordada por oito conferencistas na jornada da tarde do segundo dia do 14º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação para os Municípios (CBTIM). Mostraram como estão sendo geridos os novos recursos de planejamento. Colocaram em destaque a influência das redes sociais nos modos de pensar e agir nos dia de hoje. Por fim, foram detalhados aspectos essenciais dos programas de apoio e das políticas públicas postas em prática hoje no País.

Microsoft – visão e possibilidades

O Diretor de Competitividade Nacional da Microsoft, Roberto Prado, fez palestra fortemente voltada para os profissionais de TI (Tecnologia de Informação). Seu tema: Planejando as cidades com foco nas pessoas. Ele apresentou uma série de programas da empresa e seus planos de apostar cada vez mais em recursos técnicos que tornem ainda mais fácil a comunicação em redes, sobretudo a partir de dispositivos móveis. Prado abordou também a importância de os profissionais da área atuarem de modo compartilhado. “Somos produtores de muita informação. Precisamos pensar mais globalmente”.

Roberto Prado, diretor de Competitividade Nacional da Microsoft

Novos modos de pensar e agir
Na palestra seguinte, o cientista político Rubens Figueiredo abordou o tema “Tecnologia e Comunicação Social”. Figueiredo deu exemplos para mostrar como os modos de produzir conteúdo inverteram o fluxo das informações. “Antes a notícia precisava sair no jornal para provocar efeitos. Hoje, o conteúdo é partilhado nas redes, em instantes alcançam milhares de pessoas e então viram notícia”.  Há portanto, disse Figueiredo, um novo cidadão surgindo e ganhando corpo nos dias atuais. Antes esse cidadão dependia do Estado e achava que tinha de ser assim mesmo. “Rapidamente, esse quadro está mudando. As pessoas começam a alimentar sua autoestima na medida que deixam de depender do Estado, isso é novo e muito positivo”.

Rubens Figueiredo, cientista político.

Transparência pública

O tema seguinte diz respeito diretamente aos modos de gestão da coisa pública, sendo fatores essenciais nos processos de decisões de prefeitos, vereadores e demais gestores públicos. O tema foi “Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação” e esteve a cargo de Isabela Giglio, Giselle Gomes Bezerra, advogadas e consultoras jurídicas, e Douglas Rodrigues Caetano, gerente de Tecnologia da Informação da Conam – Consultoria em Administração Municipal. Foram passados em revista os princípios básicos da Lei Complementar nº 131/09 e da Lei de Acesso à Informação Pública, (lei federal de nº 12.527/11). Dois manuais com a íntegra dessa lei e de dispositivos complementares foram distribuídos aos participantes, com análises aprofundadas e indicações para a mais precisa aplicação desses dispositivos legais.

Isabela Giglio, advogada e consultora  jurídica.

Giselle Gomes Bezerra, advogada e consultora  jurídica.

Douglas Rodrigues Caetano, gerente de Tecnologia da Informação da Conam

A busca de soluções industriais

O impacto das novas políticas públicas brasileiras e as demandas do processo industrial foram os tópicos analisados na palestra seguinte, “O Ambiente Competitivo na Indústria de Tecnologia”, proferida por Wladimir Janousek, diretor industrial da Lenovo. Ele falou das características da empresa, hoje a maior produtora mundial de computadores, explicou como se deu o crescimento da marca sobretudo a partir de 2005, com a aquisição de várias empresas que aumentaram a capacidade produtiva. Janousek abordou a política de benefícios fiscais no Brasil e lembrou que nenhuma empresa pode se basear nesse fator por muito tempo. “O impacto positivo vai descrecendo anualmente, a empresa precisa buscar novos fatores de produtividade e faturamento”.

Serviços públicos mais ágeis
O Detran expediu mais de 500 mil carteiras de habilitação via internet em pouco mais de um mês. Esse dado sozinho dá a ideia do que representa um serviço público bem aparelhado e eficiente nos seus modos de processamento. Esses dados foram transmitidos por Jânio Loiola, diretor de atendimento do Detran de São Paulo, na palestra “Serviços eletrônicos para a melhoria da vida do cidadão”. Segundo ele, o caminho do investimento permanente, e da melhoria permanente, fará com que um novo aplicativo seja colocado em ação para avisar aos proprietários de veículos qualquer ocorrência que surja com o carro registrado. “Antes, o cidadão precisava descobrir o que poderia haver de problemas no licenciamento. Agora, ele pode saber antes e sem precisar se dirigir pessoalmente a qualquer unidade do Detran”.

Um programa para modernização
A última palestra do dia foi proferida por Márcio Luiz Rabelo, analista contábil do BNDES. Ele fez uma longa explanação sobre o Programa de Modernização da AdministraçãoTributária (PMAT) e abordou aspectos das formas de apoio que se destinam, fundamentalmente, à melhoria da gestão municipal. Mostrou haver uma série de exigências legais para que os projetos apresentados pelos gestores sejam bem recebidos. Também neste caso, os participantes receberam um manual com todos os requisitos legais que devem ser levados em conta na apresentação que as prefeituras fizerem no sentido de obter recursos para investir em treinamento de pessoal e processamento de dados, entre outros fatores. Dois aspectos foram ressaltados por Rabelo. Houve um processo de desburocratização  e maior abrangência de modo a permitir o acesso aos municípios menores e com menos recursos.