Palestrantes apresentam diversos produtos de TI para os municípios

26/10/2011

Geoprocessamento, soluções de TI para gestão municipal, Municípios que fazem render mais, radiação não ionizante e acesso das pessoas com deficiência às ferramentas de TI foram os temas abordados na manhã desta quarta-feira, durante o 12º CBTIM.

O desenvolvedor de negócios da CTGEO, Enaldo Montanha Júnior e o desenvolvedor de negócios da GlobalGeo, Rodrigo Stuart, apresentaram aos congressistas o que o geoprocessamento pode trazer dentro de um órgão público em nível de gestão. “A Prefeitura pode, por exemplo, fazer acompanhamento de obras com fotos e relatórios. Temos também o censo social, que disponibiliza dados sobre cada cidadão”.

Em seguida, o gerente de Marketing da Prodesp, Maurício Braga de Oliveira, apresentou soluções de TI para a gestão municipal, explicando como a Prodesp pode auxiliar os municípios nas questões relativas à tecnologia. “Promovemos soluções para os prefeitos poderem atender os cidadãos”.

O palestrante também mencionou os serviços mais utilizados nas Prefeituras, como o Sistema de Gestão de Multas Municipais de Trânsito e o de acesso ao cadastro de veículos infratores.

O gerente do Departamento de Economia da FIESP e do CIESP, Guilherme Moreira, falou sobre o prêmio Municípios que fazem render mais, uma parceria com a FGV. O objetivo é identificar e disseminar os esforços voltados à melhoria da capacidade de planejamento e gestão. “É importante que as administrações sejam menos burocráticas e mais comprometidas com o desenvolvimento econômico”.

Outro assunto abordado foi “A radiação não-ionizante e sua interação com a saúde humana”, ministrado pelo engenheiro de telecomunicações do Centro de Estudos de Telecomunicações da PUC do Rio, Glaucio Lima Siqueira.

Inclusão Social
O último painel do período da manhã foi: Acesso das pessoas com deficiência às ferramentas de TI.

O coordenador de comunicações da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luis Carlos Lopes, mostrou os principais trabalhos da pasta e abordou temas como direitos, tecnologia assistiva, inclusão social e problemas de acessibilidade. “Ter acesso à tecnologia pode fazer a diferença entre você ser uma pessoa produtiva, integrada à sociedade ou uma sem cidadania, sem contato com o mundo”.

O diretor da APM Carlos Cruz, assessor político parlamentar da Secretaria, afirma que eles têm como missão ser referência mundial em 2015 no respeito aos direitos da pessoa com deficiência. “O estado só será referencia mundial em acessibilidade, cidadania e inclusão social se os municípios o forem”.

O presidente da APM, Marcos Monti, aproveitou para registrar que a secretária LInamara Battisttela sempre fez questão de participar dos eventos da APM, levando a mensagem da importância de se trabalhar o direito das pessoas com deficiência. “Muitas secretarias foram montadas nos municípios graças a esse trabalho. Temos que ressaltar esse DNA da Linamara de ter os municípios como parceiros”.

O prefeito de Bertioga, José Dedemo Mauro Orlandini, mencionou o programa Praia Acessível, que dá acesso às pessoas com deficiência ao mar, mostrando um caso de sucesso em seu município para servir de exemplo aos demais.

Os trabalhos do 12º CBTIM continuam no período da tarde, com diversas palestras e solenidade de encerramento.

Por: Daniela Bertoldo