O poder da Palavra e a Gravidez na Adolescência abrem a programação especial

A Programação Especial do 60° Congresso Estadual de Municípios foi aberta pela Coordenadora Geral da Programação Especial, a primeira dama de São Manoel, Andrea Siqueira Campos Monti e pela primeira dama de Campos do Jordão, Juliana Vieira Cintra.

Para Andrea a única maneira de mudar a nossa sociedade é através do conhecimento. “Conhecimento é poder e a troca de experiências promovida nestes encontros é muito rica. Vendo como cada Fundo está trabalhando, a criatividade para contornar a crise, faz com que possamos avaliar o que serve para o nosso município”.

Juliana Cintra, corrobora com este pensamento. “levamos daqui muito aprendizado, muita vontade de fazer e a troca de experiência faz com que vejamos que não estamos sozinhos e como tem gente boa trabalhando em todas as cidades, para mudar a realidade das pessoas que mais precisam”.

Duas palestras marcaram o primeiro dia. A primeira foi a da presidente da Libra – ( Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil) Marta Lívia Suplicy, que falou sobre a comunicação e o poder da palavra, incentivando as primeiras damas e os fundos sociais a utilizarem todas ferramentas de comunicação que estiverem disponíveis, para propagar o trabalho que está sendo feito.

Na sequência,  a ginecologista Albertina Duarte Takiuti falou sobre gravidez na adolescência e o aumento concomitante com as doenças sexualmente transmissíveis. Albertina é coordenadora do Programa Estadual do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e elaborou o Projeto Casa do Adolescente. Na palestra ela detalhou a implantação e lançou sementes que deverão frutificar em diversos municípios.