Ministério apresenta projeto para combater a violência contra crianças, mulheres e idosos – 18/10/2006

O Ministério da Saúde lançou nesta semana o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva). O sistema irá possibilitar a coleta mais precisa de dados de violência contra crianças, mulheres e idosos, e de acidentes em todo o país, além de descrever o perfil da vítima e do agressor.

c

O projeto está dividido em dois campos de atuação: vigilância contínua e por inquérito. O objetivo é obter dados para o sistema, permitir a consolidação de dados coletados a partir de ficha de notificação/investigação de violência doméstica, sexual e outras Violências e ficha de notificação de acidentes e violências em serviços de urgência e Emergência.

c

Para a execução da primeira etapa do Viva foram selecionados estados e municípios, de acordo com o perfil epidemiológico, prioridade na prevenção de violência sexual, doméstica e exploração sexual comercial, e aqueles que possuem Núcleos de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde ou que desenvolvem ações e atividades voltadas para este campo. O Ministério pretende, a partir do próximo ano, consolidar e expandir o Viva para os municípios que ainda não estão participando.