Marina Silva fala sobre educação e o desenvolvimento sustentável – 25/03/2010

A senadora do Partido Verde também abordou temas como meio ambiente e sustentabilidade política

Marina Silva, senadora e pré-candidata à Presidência da República pelo Partido Verde (PV), ministrou palestra na quinta-feira (25) sobre o papel da educação para o desenvolvimento sustentável, durante o 54º Congresso Estadual de Municípios, em Serra Negra.

A senadora iniciou a palestra falando da atual crise, econômica e ambiental, pela qual o planeta vem passando. Lembrando que, destas duas crises, a ambiental é a mais grave. “Quando se fala em desenvolvimento, esquecemos de falar que tudo tem uma base ambiental. Um país como o Brasil tem na sua biodiversidade 50% do seu PIB”, comentou Marina.

Antes de entrar no tema educação, Marina Silva fez um parêntesis quanto à importância da gestão descentralizada para o mundo em crise que estamos, mas com ferramentas para isso. “É necessário que o poder municipal não assuma responsabilidades sem possuir ferramentas para isso”, enfatizou a senadora.

Diante disto, a palestrante ressaltou a importância da necessidade de se pensar sobre educação perante um mundo em plena crise ambiental. “Perdemos mil vezes mais biodiversidade que há 50 anos. Já estamos no vermelho em 30% no que concerne a regeneração do planeta. O papel da educação é fundamental neste processo”. Para isto, Marina Silva ressaltou a importância alavancadora da educação nas questões econômicas e ambientais. “É impossível pensar em um país desenvolvido sem pensar em educação. É necessário saber fazer as perguntas certas para esta realidade para poder receber as respostas certas. A educação permite a percepção das várias linguagens da realidade”, comentou.

Para Marina Silva, um país desenvolvido é aquele que capacita a melhoria da qualidade de vida dos seus moradores e não um país que possui um alto PIB. “Um país com alto PIB não é considerado desenvolvido. O desafio é promover a distribuição da riqueza. Um país desenvolvido é aquele que tem a riqueza transformada em qualidade de vida dos moradores”.

Na tentativa de se alcançar este patamar é que o desenvolvimento sustentável encontra a sua importância. “O desenvolvimento sustentável é a capacidade de atender nossas necessidades sem comprometer as gerações futuras, ou seja, é o uso dos recursos naturais com sabedoria”, definiu a palestrante. Para que esta transformação visada pelo desenvolvimento sustentável seja colocada em prática, a educação se faz de extrema importância. “Para que se tenha mudança é preciso, primeiro, ter consciência do problema”.

Com relação à educação brasileira, Marina Silva afirmou que o Brasil já melhorou bastante, porém ainda não é o suficiente para um país que pretende ser considerado desenvolvido. “No Brasil verificaram-se alguns avanços, mas ainda não são suficientes. 18% dos jovens brasileiros são analfabetos. Eu sei o que é ser analfabeta, fui alfabetizada aos 16 anos pelo Mobral. Analfabeto é como um cidadão pela metade” discursou a senadora do PV.

Finalizando a palestra, enfatizou a necessidade da sustentabilidade política. “Temos que educar nossos jovens para manter a sustentabilidade política. Em cima de princípios éticos podemos fazer alianças pontuais. Precisamos lutar pelo que nos integra. Todos precisam de água potável, terra fértil e ar puro”, encerrou Marina Silva. Ao final de sua explanação, a senadora concedeu entrevista à imprensa.

Por: Adriele Amaral -Acadêmica extensionista UNIFAE

Supervisão: Daniela Bertoldo/APM