Importância da boa gestão e bandeira municipalista abrem segundo dia do 65º CEM

Representantes de diversas instituições municipalistas abriram o segundo dia do Congresso Estadual de Municípios, na manhã desta quarta-feira (10). Organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM), a 65ª edição acontece em Ribeirão Preto, no interior do Estado.

A “Pauta Municipalista Paulista” trouxe discussões sobre os municípios e sua importância para confederação, além da APM realizar homenagens aos seus ex-presidentes. Ao todo foram 13 participantes, entre eles o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab.

Em seu discurso, Kassab falou sobre conjuntura política. “Atualmente, no Brasil, a conjuntura política vale por um dia. A noite surgem mais dados e tudo muda. É coerência, bom senso e, principalmente, acompanhamento. Estamos nos afunilando para aquilo que sempre deu certo no Brasil, que são dois esquemas partidários fortes e algumas políticas de aliança.”

O secretário ressaltou que passou a fase dos partidos que não investiam em militâncias e na relevância da conjuntura das alianças entre estado e municípios. “O partido que não investir em militâncias está fadado ao fracasso”, completou.

DEBATES – Duarte Nogueira, atual prefeito de Ribeirão Preto, abriu as discussões e agradeceu a presença de todos os congressistas. “Voltar a sediar esse congresso depois de 42 anos é muito importante. Em 1981, na 25ª edição, meu pai era o prefeito. Imensa felicidade em fazer parte da maior edição do CEM, com cerca de 4 mil participantes apenas na abertura”, declarou.

Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ressaltou o papel dos prefeitos na Confederação. Entre as pautas municipais discutidas, destacou a mitigação das perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), problemas de senso demográfico, emendas, pisos salariais e resultados. “É necessário preservar a autonomia dos municípios e evitar suas perdas. A grande revolução que deve ser feita diz respeito a distribuição. É o que os números mostram”, relatou.

O vereador Maurício Gasparini homenageou seu pai, Welson Gasparini, ex-prefeito de Ribeirão Preto. A família foi tomada pela emoção das saudações e com a importância da carreira municipalista de Welson. “Quero dizer, em nome do meu pai, que recebo essa homenagem como uma nota promissória. Porque assumo o compromisso de manter viva a força motriz do municipalismo”, salientou Maurício.

Welson ficou extremamente emocionado com as lembranças da trajetória da sua vida junto ao movimento municipalista. “Dirigi por quatro vezes a cidade de Ribeirão Preto e fui presidente da Associação Brasileira de Municípios. Vendo esse auditório cheio, faço um apelo aos líderes das suas comunidades. Está na mão dos administradores municipais salvar esse país. O Brasil tem tudo para se tornar um dos países mais desenvolvidos desse mundo. Isso depende da direção e administração de vocês”.

Ainda foram homenageados Carlos Cruz e Marcos Monti, ex-presidentes da APM, os quais deixaram suas mensagens sobre a significância da gestão dos municípios e da bandeira municipalista. Marcos Penido, secretário executivo de Governo do Estado; Sebastião Misiara, presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp); Dalva Christofoletti Paes da Silva, conselheira da APM; e Marcos da Costa, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado também compuseram a mesa de abertura dos trabalhos do 65º CEM.

Texto: Luísa Campos, estagiária UNIFAE