IDM

Confira os vencedores do 2º Prêmio Franco Montoro

A Associação Paulista de Municípios (APM) entregou nesta sexta-feira (15/3) o 2º Prêmio Governador Franco Montoro, durante o 66° Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão. O prêmio foi entregue às 15 prefeituras que alcançaram as melhores classificações nos Índices Fiscal, Gestão e Social, de acordo com os resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2022.

A análise das contas foi realizada nos 645 municípios paulistas, com base em dados referentes a 2022 enviados para o Sistema Siconfi, da STN, até o dia 01 de março de 2024. A APM contratou um sistema de análise já consagrado para definir o prêmio, com base no fator denominado pelo estudo como Índice de Desempenho Municipal (IDM), e estimular a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.

O sistema apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, analisando outras dimensões além da puramente fiscal, como o desempenho social e a gestão dos recursos públicos, contribuindo com o debate sobre a eficiência da gestão municipal.

O estudo, iniciado em 2023, continua nos próximos anos. Com o passar do tempo, a metodologia possibilitará determinar se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

O Prêmio Governador Franco Montoro foi criado pela APM em homenagem ao patrono do municipalismo no estado de São Paulo, André Franco Montoro, que entre 1983 e 1987 assumiu o governo do estado e defendeu a descentralização e a participação na política brasileira, como ferramentas essenciais para o fortalecimento da Democracia.

A metodologia do Índice IDM pode ser conferida abaixo.

Confira abaixo a relação de vencedores do 2º Prêmio Franco Montoro:

• Categoria FISCAL

5° Lugar IDM
Pariquera-Açu
Prefeito Wagner Bento da Costa

4° Lugar IDM
Salesópolis
Prefeito Vanderlon Oliveira Gomes

3° Lugar IDM
Porto Feliz
Prefeito Antônio Cássio Habice Prado

2° Lugar IDM
Pinhalzinho
Prefeito Paulo Rogerio Pereira

1° Lugar
Ilhabela
Prefeito Antonio Luiz Colucci

• Categoria SOCIAL

5° Lugar IDM
Taquarituba
Prefeito Éder Miano Pereira

4° Lugar IDM
Urupês
Prefeito Alcemir Cassio Greggio

3° Lugar IDM
Colômbia
Prefeito Júlio César dos Santos

2° Lugar IDM
Vargem Grande Paulista
Prefeito Josué Silveira Ramos

1° Lugar IDM
Araçariguama
Prefeito Rodrigo Andrade

• Categoria GESTÃO

5° Lugar IDM
Salesópolis
Prefeito Vanderlon Oliveira Gomes

4° Lugar IDM
Pariquera-Açu
Prefeito Wagner Bento da Costa

3° Lugar IDM
Charqueada
Prefeito Rodrigo de Arruda

2° Lugar IDM
Carapicuíba
Prefeito Marcos Aurélio dos Santos Neves

1° Lugar IDM
Olímpia
Prefeito Fernando Augusto Cunha