Enap lança programa de seleção de lideranças para municípios

O objetivo é ajudar os prefeitos a escolherem de forma profissional e transparente os ocupantes de cargos de chefia na sua administração

Prefeituras brasileiras têm um forte aliado para profissionalizar a ocupação de cargos públicos. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) vai ajudar os gestores municipais a selecionar profissionais para atuarem em cargos de liderança nas administrações das suas cidades.

O Programa Líderes que transformam, da Enap, é inspirado em modernas práticas internacionais dos chamados sistemas de alta direção públicos, que prevê a adoção de processos de recrutamento e pré-seleção transparentes e com ampla divulgação. Um evento online no próximo dia 17 apresentará o programa para os gestores no canal da Enap no YouTube.

Desde 2019, a Enap já selecionou, por meio desse programa, 37 lideranças para cargos em comissão, selecionadas em um banco de mais de quatro mil currículos cadastrados.

Municípios interessados podem aderir ao programa de forma voluntária e gratuita. Caso a adesão contemple um número mínimo de dez cargos, os processos de recrutamento e pré-seleção podem ser custeados integralmente pela Enap.

Como funciona o programa

A Enap ajuda a desenhar a solução, define o perfil do cargo, e busca profissionais em todos os setores. Para isso, analisa a trajetória profissional e avalia as competências comportamentais com testes e entrevistas.

Ao final da pré-seleção, a Enap entrega ao município demandante a relação dos melhores candidatos e o gestor faz a avaliação final e escolhe os profissionais que serão nomeados.

No evento do dia 17 de maio serão compartilhadas experiências com órgãos que já aderiram ao programa.

Apresentação do Programa Líderes que transformam às prefeituras municipais

Evento online, aberto a prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gestores municipais

Data: 17/05/2022

Das 16h às 17h

Inscrições abertas: https://bit.ly/lideres_transformam

Participações: Diogo Costa – presidente da Enap

Tony Chalita – Subsecretário-executivo de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do RJ

Bruno Bondarowsky (Subsecretário de Transparência e Governo Digital da Prefeitura do Rio de Janeiro)