Consórcio Tietê-Paraná quer incentivar o turismo e atuar na preservação do meio ambiente: nesta sexta, 9/12, haverá o primeiro encontro da nova gestão na cidade de Brotas

Orlando Pereira Barreto Neto, o Du Barreto, prefeito de Brotas, é o novo presidente do Consórcio Intermunicipal da Hidrovia Tietê-Paraná (CITP), tendo como vice-presidente o prefeito de Itapuí, José Eduardo Amantini.
Entidade que abrange 69 municípios do Estado (com 31 membros efetivos atualmente) ao longo do vale do Rio Tietê, iniciando-se no município de Salto até Ilha Solteira, na foz com o Rio Paraná, o Consórcio tem por objetivo desenvolver as atividades econômicas da hidrovia, o turismo, comércio e indústria, sem descuidar da questão importantíssima do meio-ambiente.
foto-3x4-du-barreto“A hidrovia liga a região Sul, Sudeste e Centro-oeste do país e é de extrema importância para o escoamento de grãos, minérios e, na região central, para o transporte de etanol. Além disso, é uma opção de lazer e turismo, oferecendo estirões de águas navegáveis e balneáveis. É um trabalho de suma importância e elevada honra poder participar de uma diretoria, também composta por outros prefeitos, todos por trabalho voluntário e sem remuneração, objetivando benefícios aos municípios envolvidos”, afirma Du Barreto.
O presidente anuncia que, juntamente com Amantini, demais prefeitos e funcionários do CITP, pretende energizar o Consórcio, fazer links com órgãos dos governos estadual e federal, com os comitês de bacia, para levar projetos e serviços de consultoria para os municípios, facilitando a consecução de recursos e trazendo novos parceiros para esse trabalho. Du Barreto não esquece de ressaltar o grande trabalho até aqui realizado pelos presidentes que o antecederam.
O Consórcio nasceu na cidade de Jaú, em 1989, por iniciativa do ex-prefeito Sigefredo Griso.
Sem cor partidária, mas com sólida posição institucional.
“A hidrovia tem um enorme potencial econômico e ambiental, que pode gerar emprego e renda com políticas preservacionistas”, explica o vice-presidente José Amantini. “Pretendemos trabalhar junto ao governador Geraldo Alckmin, deputados, prefeitos e empresários para que possamos ajudar a desenvolver essa imensa capacidade”.
O transporte hidroviário no trecho paulista possui 800 quilômetros de vias navegáveis, dez reservatórios, dez barragens, 23 pontes, 19 estaleiros e 30 terminais intermodais de cargas, nas quais chegam a ser transportadas 6 milhões de toneladas por ano.
O mandato de Du Barreto e José Amantini vai até abril de 2018.

Próximo encontro, em 9 de dezembro
O próximo encontro de prefeitos para debater o Consórcio está agendado para essa sexta-feira, 9 de dezembro, às 14h, na cidade de Brotas.
O objetivo é fazer uma apresentação dos projetos em andamento para os prefeitos que assumirão a partir de 2017.
Serão debatidos temas como a prospecção de recursos junto aos órgãos públicos Estaduais e Federais, Projeto Regional de Resíduos Sólidos, outra finalidade do Consócio, atendendo a nova legislação, Consultoria de Gestão Turística, Desenvolvimento da Hidrovia e preservação ambiental.
“É uma oportunidade para que os novos prefeitos e os reeleitos possam trocar experiências e conhecerem melhor tudo o que o Consórcio pode proporcionar em várias áreas para as cidades da bacia do rio Tiete”, ressalta Du Barreto. “Parceiras, consultorias, contatos e projetos em conjunto são o caminho para a prosperidade de toda essa importante região do Estado”.


SERVIÇO
EVENTO: Reunião do Consórcio Intermunicipal Tietê-Paraná
DATA E HORA: 09/12/2016 às 14h
LOCAL: Centro de Estudos do Universo (CEU), rua Emílio Dalla Déa Filho, s/nº – Portão 4 / Bairro Campos Elíseos / Brotas

Cidades Consorciadas
Andradina, Arealva, Avanhandava, Barra Bonita, Bariri, Bauru, Bocaina, Boracéia, Borborema, Buritama, Brotas, Cafelândia, Castilho, Conchas, Dois Córregos, Iacanga, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Ilha Solteira, Itajú, Itapuí, Itu, Jaú, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Mendonça, Mineiros do Tietê, Mirassol, Novo Horizonte, Pederneiras, Piracicaba, Pirajuí, Promissão, Reginópolis, Sabino, Salto, Santa Maria da Serra, São Manuel, Tietê e Torrinha.