Conhecer o Estado, sua história e seus personagens – a pé: quatro rotas históricas de tirar o fôlego

O Caminha São Paulo, a partir de roteiros peregrinos, é um importante projeto do Governo do Estado visando desenvolver o turismo nas cidades do Estado.
Consiste de rotas recuperadas no trajeto utilizado por personagens históricos e religiosos.
O visitante se deslumbra com as belas paisagens em que essas trilhas estão inseridas.
Criado em 2011, com o entusiasmado apoio da Associação Paulista de Municípios, o projeto já conta com quatro rotas: a Passos dos Jesuítas (Anchieta), a Rota Franciscana (Frei Galvão), a Rota dos Bandeirantes (Fernão Dias) e a Rota da Luz (Dutra).
Todas podem ser realizadas sem a contratação de guias especializados, e os peregrinos contam com uma infra estrutura de ponta que inclui placas de sinalização, portais na internet, opções de hospedagem e alimentação, monitoramento eletrônico dos participantes e certificado de conclusão dos roteiros.

Conheça cada uma das rotas

 

passos-dos-jesuitas1passosdosjesuitas_f_001PASSOS DOS JESUÍTAS – ANCHIETA

Roteiro inspirado no caminho utilizado pelo missionário, escritor e poeta São José e seus seguidores, na segunda metade do século XVI, durante as expedições de catequização e povoamento das terras paulistas.
O trajeto completo tem 370 km, de Peruíbe a Ubatuba, passando por Itanhaem, Mongaguá, Praia Grande, Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela.
Passar por monumentos naturais e históricos, sinalizados que demarcam locais de passagem e descanso dos jesuítas em meio às belíssimas paisagens do rico litoral paulista.
Também é possível percorrer apenas alguns trechos do roteiro ou ainda optar por rotas alternativas. O marco zero do Passo dos Jesuítas – Anchieta e o Mercado de Peixes, em Peruíbe, e o ponto final está na praia do Cruzeiro, em Ubatuba, onde Anchieta escreveu o Poema à Virgem Maria.
Uma rota alternativa começa em Cubatão, passa pelo centro histórico de Santos e continua rumo à Ubatuba. Existem também duas rotas opcionais para visitação de atrativos específicos: uma que passa pela aldeia indígena Itaóca, em Mongaguá, e outra pelo Engenho dos Erasmos, a partir de Santos.

religioso-joao-athaide rota-franciscana-frei-galvc3a3oROTA FRANCISCANA – FREI GALVÃO

São 818 km de um roteiro que cruza o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira, passando por lugares que marcaram a vida de Frei Galvão (1739 – 1822), o primeiro santo brasileiro, que está enterrado em São Paulo, onde termina o percurso.
A rota completa envolve 31 municípios e proporciona uma experiência cheia de histórias religiosas e belezas naturais.
Os visitantes conhecem igrejas e lugares onde Frei Galvão realizou suas pregações, têm contato com a cultura local, admiram a paisagem e são acolhidos pelas cidades participantes do roteiro.
A Rota é composta por cinco caminhos que podem ser feitos separadamente. Um deles, intitulado Rota da Alegria, parte de São Francisco Xavier e chega a Guaratinguetá, percorrendo 193 km. A Rota Conhecimento, com 155km, vai de Bananal a Guaratinguetá, onde fica o Seminário de Frei Galvão.
Em meio à Serra do mar fica a Rota Esperança, que parte de São Luiz do Paraitinga e passa pela Catedral Santo Antônio, em Guaratinguetá, totalizando 38 horas de caminhada.
A mais curta é a Rota Equilíbrio, com 82 km, de Lavrinhas a Guaratinguetá, e a mais longa é a Rota Sabedoria, que percorre 360 km.
Esta rota é uma continuação das anteriores, partindo de Guaratinguetá até Moji das Cruzes, onde a partir daí o trajeto é feito de trem até a Estação da Luz, onde são distribuídas as famosas Pílulas de Frei Galvão e onde ele está sepultado.

bandeirantes2bandeirantes1ROTA BANDEIRANTE – FERNÃO DIAS

Formado por 13 municípios, o Circuito Entre Serras e Águas tem o objetivo de apresentar ao País novos roteiros turísticos.
Cada cidade participante apresenta suas potencialidades e produtos, contribuindo para a criação de um calendário regional e de destinos turísticos.
A região do Circuito Entre Serras e Águas possui diversidade de atrações turísticas para transformar sua estadia em momentos inesquecíveis.
A maioria dos municípios do Circuito integra o Sistema Cantareira de abastecimento, que fornece água para 57% da população da região metropolitana do Estado.
A integração dos municípios visa proporcionar excelência dos serviços e dos produtos oferecidos.
Também gera Desenvolvimento Econômico para todos os municípios participantes, melhoria na geração e distribuição de renda e qualidade de vida para a população.

basilica-nossa-senhora-aparecidarota-da-luzROTA DA LUZ – PRESIDENTE DUTRA

Inaugurada em 3 de abril deste ano, a Rota da Luz SP é um caminho, mais seguro para os peregrinos da região chegarem até Aparecida, sem passar pela Dutra.
São 201 km de um roteiro que deve ser percorrido no período de seis dias. A rota é formada por estradas secundárias onde os turistas terão contato maior com a natureza.
O percurso é formado por estradas auxiliares, que passarão por nove municípios, saindo de Mogi das Cruzes com destino a Guararema, em um percurso de 27,2 km. De lá, segue por 19,9 km em direção à Santa Branca. A estrada seguinte tem 30,9 km e levará até Paraibuna. Continuando por mais 30,8 km, chegará em Redenção da Serra, que está a 33,5 km de Taubaté .
O percurso segue sentido Pindamonhangaba. São 23,1 km para atingir a próxima cidade, Roseira. Deste ponto, começa a parte final do trajeto rumo à Aparecida, que está 26 km distantes.
Não deixe de observar os usos e costumes das cidades cada uma delas tem sua história e suas lendas, seus habitantes têm mais a contar do que se imagina, a natureza se modifica a cada passo e as vistas das paisagens são incríveis.

Dicas para não se dar mal!
Os raios UVA incidem praticamente da mesma forma durante todo o ano e são os maiores responsáveis pelo fotoenvelhecimento. Já os raios UVB, que ocorrem com mais intensidade no verão, penetram superficialmente na pele causando as queimaduras e as alterações celulares que podem vir a causar doenças, inclusive o câncer.
Aplicação de filtro solar, uso de bonés e roupas coloridas são essenciais para diminuir os efeitos nocivos da radiação.
Para quem tem a pele muito sensível, recomenda-se optar pelas camisas de mangas longas no período de maior incidência dos raios ultravioletas.

Muitas frutas
Porções de frutas variadas e refeições ricas em carboidratos e proteínas oferecem vitaminas e energia essenciais para uma nutrição balanceada.
A laranja, por exemplo, é fonte de vitamina C, um anti-histamínico natural que protege contra o efeito de muitas bactérias e doenças infecciosas.
Já a banana contém potássio, eficiente no combate às inconvenientes cãibras.
Evite os extremos. Caminhar após uma alimentação pesada, ou em jejum, pode causar desconfortos e até desmaios, prejudicando seu desempenho na atividade.
Tenha sempre na mochila um lanche leve e uma barrinha de cereais ou pacotinho de frutas secas, como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs.

Tecidos leves
Na prática de atividades ao ar livre, as condições climáticas devem ser levadas em consideração na escolha da vestimenta.
Casacos de nylon que bloqueiam o vento, camisetas com tecnologia dry tech que facilitam a transpiração e calças de tactel com bolsos de fácil secagem podem ser grandes aliados na performance de uma boa caminhada.
Para evitar bolhas nos pés, pode-se optar pelo uso de meias antiaderentes ou, na falta destas, indicamos colocar uma meia mais grossa sobre a outra de tecido mais fino.

Aquecer os músculos, sim
O alongamento serve para aumentar a flexibilidade das articulações, como joelhos e tornozelos, ajudando a prevenir lesões, reduzir as tensões musculares e ativar a circulação sanguínea.
Cada um deve ditar o seu ritmo, de forma gradual, para não provocar dores ou ocasionar problemas físicos mais graves. O ideal é começar com 30 minutos, duas vezes por semana, em terreno plano, antes de enfrentar longas distâncias.
Hidratar-se é fundamental! Beber água antes, durante e depois da caminhada ajuda a evitar cãibras, quando ingerida da forma correta: de forma contínua, mesmo que não tenha sede, e em pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjôo.
Não consuma mais de 800 ml de água por hora, pois esta é a quantidade máxima que o corpo absorve neste intervalo de tempo.

Dúvidas mais frequentes

 1) Pretendo fazer o percurso, o caminho estará funcionando?
Sim, todos os trechos já estão sinalizados com placas direcionais e através dos arquivos KML, você poderá completar seu percurso sem se perder.
2) Há locais para pernoitar ao longo do caminho?
Sim, você encontra, em cada cidade, Meios de Hospedagem e Gastronomia parceiros do projeto Rota Bandeirante – Fernão Dias, que concedem descontos que variam entre 10% e 30%. As reservas e negociações de pacotes e valores são de total responsabilidade do caminhante e a Secretaria de Turismo não comercializa serviços ou produtos.
3) Onde posso obter informações de como formar grupos? Como posso encontrar outros caminhantes para trocarmos informações?
CAMINHA SÃO PAULO – Passos dos Jesuítas – Anchieta, Rota Franciscana – Frei Galvão e Rota Bandeirante – Fernão Dias, participam das redes sociais para proporcionar esse encontro entre os caminhantes. Acesse o Facebook e adicione o perfil “CAMINHA SÃO PAULO”, para manter contato com a rede caminhantes.

4) Efetuei meu cadastro, no site caminhasaopaulo.com.br, porém não recebi a senha para efetuar o meu login. Como devo proceder?
Basta clicar em “Esqueci minha senha” e esperar um novo e-mail. Contudo, seu provedor de e-mail pode tratar algumas mensagens enviadas pelo nossos sistema como SPAM. Por isto, ao verificar o recebimento do e-mail, verifique a pasta “SPAM” ou “Lixo Eletrônico” de seu e-mail.

5) Pretendo concluir o caminho com o uso de uma bicicleta. É possível?
A caminhada pode ser feita em grupos ou individualmente, tanto a pé como de bicicleta. Ambas as formas dão direito ao cartão inteligente para registro do trajeto nos pórticos eletrônicos.

6) Quantos dias de caminhada levarei para fazer o percurso total?
Entre 10 a 15 dias, em torno de 25 Km dia.

7) Há sinalização no caminho para nos orientar?
Sim, todos os trechos já estão sinalizados com placas direcionais e através dos arquivos KML, você poderá completar seu percurso sem se perder. Contamos com sua presença nesta caminhada!

8) Posso começar a caminhada em qualquer cidade?
Sim.

9) Onde posso retirar meu cartão eletrônico?
Os cartões eletrônicos podem ser retirados nos Postos de Emissão do Cartão Eletrônico (PECE) acesse para verificar os endereços.

10) Como envio meus depoimentos e fotos para o portal do projeto?
Para publicar fotos e colocar os depoimentos, basta fazer o login no sistema e clicar no ícone “Minhas Fotos” e cadastrar nova galeria de fotos.


(Fonte: Projeto Caminha São Paulo – http://www.caminhasaopaulo.com.br)

Caminha São Paulo

www.caminhasaopaulo.com.br

Santos – São Paulo – Brasil, 05 de novembro de 2016. HOME; O PROJETO; AS ROTAS; DICAS; FAQ; INSCREVA-SE. Na Passos dos Jesuítas; Na Rota Franciscana