Conheça a nova plataforma de boas práticas para enfrentar a pandemia

0
415

Vitrine eletrônica de experiências bem-sucedidas, o site foi criado para inspirar municípios paulistas a enfrentarem desafios da gestão pública a partir de casos que deram certo

A Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur) lançou nesta quarta-feira (7) uma plataforma eletrônica de boas práticas para auxiliar os prefeitos paulistas a encontrar soluções para enfrentar a crise imposta pela pandemia. O projeto conta com o apoio da Associação Paulista de Municípios – APM, da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo -Aprecesp e da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo – Amitesp. A ideia é que a ferramenta colaborativa ajude a compor um catálogo de experiências bem-sucedidas e possa ser replicada por gestores públicos em todo o estado.
“Muitas das soluções adotadas num município, podem ser replicadas em outros. Em todos os lugares há experiências positivas e com a plataforma estas experiências estarão expostas, criando um panorama de ações. Nós, da APM, estamos abertos para auxiliar e ajudar neste momento, a todos os municípios”, afirma o presidente da APM.
O primeiro projeto disponível é o Viva Rua SP, que traz todos os passos sobre como aproveitar melhor o espaço público e potencializar as atividades econômicas relacionadas ao turismo. Na descrição, há desde detalhes da implementação jurídica do modelo, sugestões de ferramentas administrativas e o passo a passo da modelagem para diferentes perfis de municípios.
Uma sondagem prévia com os municípios já revelou práticas de sucesso com potencial de serem replicadas, como o auxílio financeiro a trabalhadores do turismo, a manutenção do fornecimento de gás, água ou eletricidade a inadimplentes, além de programas especiais de crédito.
Para conhecer as experiências, acesse: http://www.turismo.sp.gov.br/melhorespraticas