COMO INOVAR NA GESTÃO MUNICIPAL?

Caminhos para uma gestão municipal mais inovadora, eficiente e com foco no cidadão.

 Série de encontros virtuais promovidos pela Associação Paulista de Municípios (APM) e Fundação Vanzolini (FCAV) apresenta e discute com prefeitos paulistas soluções práticas para as suas cidades.

 A inovação pode transformar as cidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Por isso, é fundamental disseminar boas práticas já implementadas no setor público e discutir soluções que podem ser desenvolvidas por gestores municipais. Esse é o objetivo da série de webinars promovida pela Associação Paulista de Municípios e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Os encontros mensais vão reunir gestores, especialistas, prefeitos, parlamentares e secretários estaduais, para trocar experiências sobre os Desafios da Inovação na Gestão Municipal.

 O primeiro encontro da série de inovação, terá como tema a inovação e cidades inteligentes: desafios e oportunidades para Gestores Municipais.

 O primeiro webinar será realizado na plataforma Zoom, no dia 21 de maio, às 9h30, e vai apresentar as experiências da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo e os projetos de inovação, serviços digitais e a melhoria do atendimento ao cidadão da Prefeitura de Sorocaba. Participam Fred Guidoni, presidente da APM e ex-prefeito de Campos do Jordão; Daniel Annenberg, consultor da FCAV e ex-Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo e um dos criadores do Poupatempo, Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, e Vitor Lippi, deputado federal e ex-prefeito de Sorocaba. Também foram convidados Secretários Estaduais ligados ao tema. Prefeitos e Secretários de todo o Estado poderão fazer perguntas, expor ideias e falar sobre os problemas mais críticos em suas cidades por meio de interação direta em áudio e vídeo ou por meio do chat.
Os webinars mensais vão discutir, entre outros temas, a chegada da tecnologia 5G, que vai provocar uma nova revolução no cotidiano das cidades; inovação na saúde, educação, assistência social e mobilidade urbana; sustentabilidade e outros temas que serão pesquisados junto aos gestores municipais e que visam o uso de dados estratégicos para tomar decisões de políticas públicas.
Para o presidente da APM a inovação é parte da vida cotidiana. “A inovação no setor público visa, sobretudo, melhorar os serviços prestados à população. O cidadão quer ser atendido com rapidez e eficiência. A tecnologia de informação e comunicação tem que ser usada para aperfeiçoar isso. Não se trata tão somente de criar algo novo, mas também de usar a criatividade e as tecnologias já disponíveis para suprir as carências e melhorar a performance. Em todos os municípios há criatividade, ações, tecnologias e pessoas que podem contribuir. O que precisamos é acessar as ferramentas certas e oferecer base sólida, para que isto aconteça”, explica Fred Guidoni.


Serviço:

Webinar “Como inovar na gestão municipal?”

Tema: “Inovação e Cidades Inteligentes: desafios e oportunidades para Gestores

Municipais”

Data: 21/05/2021

Horário: das 09:30 às 11:00 horas

Onde? Plataformas da Associação Paulista de Municípios: ZOOM (convidados inscritos), Youtube e Facebook


Associação Paulista de Municípios
A Associação Paulista de Municípios é uma entidade civil de âmbito estadual com 60 anos de história. Representa 645 Municípios do Estado de São Paulo. Participa de dezenas de conselhos, com destaque para o Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – NOS, e os de Consumidores das Companhias de Energia Elétrica: Bandeirantes, CPFL, Elektro, Eletropaulo e Piratininga.
Está sempre presente, a convite das diversas Comissões do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa, nas discussões dos grandes temas de repercussão em assuntos municipais. (fonte: https://apresenta.ipublica.com.br/apaulista)

Fundação Carlos Alberto Vanzolini
A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
A instituição desenvolve, aplica e dissemina novos conhecimentos da Engenharia no cotidiano de pessoas, empresas, instituições e governos, contribuindo na resolução de problemas econômicos, ambientais, técnicos e sociais no Brasil e no exterior.
Prioriza seus projetos e atividades de Educação Continuada por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos. A Fundação Vanzolini é também um centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho. (fonte: https://vanzolini.org.br)