Como inovar na gestão municipal? Desenvolvimento Urbano Sustentável

0
137


4ª edição da série de encontros virtuais promovidos pela Associação Paulista de Municípios
(APM) e pela Fundação Vanzolini (FCAV) discute soluções para que as cidades enfrentem os desafios ambientais

“Desde a era pré-industrial, o mundo esquentou 1,09oC e, desse total, apenas 0,02oC podem ser atribuídos a causas naturais. A fatia do leão do aquecimento global, 1,07oC, é provavelmente de responsabilidade das atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, que emitem gases de efeito estufa.” A informação do site Observatório do Clima está no “Relatório especial sobre mudança climática e terra”, divulgado em agosto pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e mostra que as mudanças no clima impactam cada vez mais a qualidade de vida nas cidades.

Para enfrentar esse problema, um dos caminhos é investir em soluções inteligentes e sustentáveis. Esse é o tema da 4ª edição do Webinar “Como inovar na gestão municipal? Desenvolvimento sustentável”, no dia 30 de setembro. Gestores estaduais, municipais e especialistas irão discutir sobre experiências que podem ser implementadas para tornar as cidades mais sustentáveis e melhorar as condições de vida da população.

Participarão da webinar:

  • O presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia e Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido. Engenheiro civil, Penido foi diretor e presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e atuou no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O secretário trará informações importantes sobre programas do Estado e caminhos e exemplos para a implantação de projetos de sustentabilidade e meio ambiente nos municípios.
  • O ex-vereador de São Paulo, Gilberto Natalini. Médico de formação, Natalini foi presidente dos Conselhos Estadual e Nacional dos Secretários Municipais de Saúde e há 50 anos atua na defesa do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente. Ele irá trazer sua experiência em projetos e iniciativas voltadas à construção de uma cidade sustentável.
  • O diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Marcos Buckeridge. Membro da Academia Brasileira de Ciências, Buckeridge coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol e o Centro de Síntese USP-Cidades Globais. Ele irá falar sobre novas abordagens que podem ser utilizadas por gestores públicos municipais de forma a priorizar metas que levem a aumentar a sustentabilidade urbana, e também sobre Gestão Sistêmica, importante conceito para administrar sistemas complexos, como uma cidade.

A mediação do webinar será do presidente da APM e ex-Prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni, e do consultor da FCAV e ex- Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Daniel Annenberg. Com grande experiência em administração pública, eles irão contribuir para o debate sobre sustentabilidade.


Serviço:

Webinar “Como inovar na gestão municipal?”

Tema: Desenvolvimento Sustentável

Data: 30 de setembro de 2021

Horário: das 10:00 às 11:30 h

Onde: Plataformas da Associação Paulista de Municípios: Zoom (participantes inscritos), YouTube e Facebook

Inscrição: https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZUtd-2srz8uE9Hsn8Z35j4rZsaLkfdo7L54


Associação Paulista de Municípios

A Associação Paulista de Municípios é uma entidade civil de âmbito estadual com 60 anos de história. Representa 645 Municípios do Estado de São Paulo. Participa de dezenas de conselhos, com destaque para o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e os de Consumidores das Companhias de Energia Elétrica: Bandeirantes, CPFL, Elektro, Eletropaulo e Piratininga.

Está sempre presente, a convite das diversas Comissões do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa, nas discussões dos grandes temas de repercussão em assuntos municipais. (Fonte: https://www.apaulista.org.br)

 

Fundação Carlos Alberto Vanzolini

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Desenvolve, aplica e dissemina novos conhecimentos da Engenharia no cotidiano de pessoas, empresas, instituições e governos, contribuindo na resolução de problemas econômicos, ambientais, técnicos e sociais no Brasil e no exterior. Prioriza projetos e atividades de Educação Continuada por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos. A Fundação Vanzolini é também um centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho. (Fonte: https://vanzolini.org.br)