Como inovar na gestão municipal? Desenvolvimento Social transforma vidas

Série de encontros virtuais promovidos pela Associação Paulista de Municípios (APM) e
Fundação Vanzolini (FCAV) apresenta e discute com prefeitos soluções práticas para a vida nas cidades.

Disseminar soluções já implementadas pelo setor público e que podem ser desenvolvidas por gestores municipais na área de Desenvolvimento e Assistência Social é o objetivo da terceira edição da série de webinares “Como inovar na gestão municipal?”. Os encontros mensais reúnem gestores, prefeitos, secretários e parlamentares para trocar experiências        sobre ações que podem melhorar a vida dos cidadãos. 

A edição de 29 de julho terá a participação da Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e membro do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social, Célia Parnes; do sociólogo, ex-Deputado Federal e ex-Secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Floriano Pesaro; e da cientista política, doutora em Serviço Social e ex-Secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho. Especialistas que conhecem a realidade das cidades paulistas e vão relatar ações que podem reduzir a vulnerabilidade social e apoiar os mais pobres durante a pandemia. 

A população de rua na cidade de São Paulo, por exemplo, saltou de 15.905, em 2015, para 24.344 em 2019 – um aumento de 53%, segundo censo realizado pela Prefeitura. E esse número vem crescendo durante a pandemia. 

“Essa população precisa de acolhimento. Uma das nossas missões é articular, mediar as oportunidades que possam existir no município, na sua região, oportunidades de integração à educação, de acesso aos serviços de saúde, moradia, ao emprego, à inclusão produtiva”, afirma Maria do Carmo Brant de Carvalho. 

Com o aumento do número de pessoas em situação de risco, cresce também a preocupação com a infância, um dos pilares da atuação de Floriano Pesaro quando foi Secretário Municipal. Ele é um dos criadores do programa São Paulo Protege, que tirou três mil crianças das ruas entre 2005 e 2008. “Precisamos romper com o ciclo de miséria e pobreza. O trabalho infantil rouba o que a criança tem de mais precioso: o direito de ser e de viver como criança!”

Na esfera do governo estadual, a Secretária Célia Parnes irá mostrar ações como o programa Acolhe São Paulo, lançado recentemente. “Famílias que fazem parte do cadastro único, com renda de até três salários mínimos, e que perderam algum parente vítima da Covid-19 podem receber o auxílio de 1.800 reais em seis parcelas, a partir de julho.” 

A mediação da webinar será do presidente da APM, Fred Guidoni, e do consultor da FCAV, Daniel Annenberg, dois nomes com passagens por administrações públicas que trazem contribuições ao debate.


Serviço:

Webinar “Como inovar na gestão municipal?”

Tema: O Desenvolvimento Social transforma vidas

Data: 29/07/2021

Horário: 10:00 às 11:30 h

Onde? no ZOOM (participantes  inscritos), e no Youtube e Facebook da APM.

Inscrição: www.apaulista.org.br


Associação Paulista de Municípios

A Associação Paulista de Municípios é uma entidade civil de âmbito estadual com 60 anos de história. Representa 645 Municípios do Estado de São Paulo. Participa de dezenas de conselhos, com destaque para o Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – NOS, e os de Consumidores das Companhias de Energia Elétrica: Bandeirantes, CPFL, Elektro, Eletropaulo e Piratininga.
Está sempre presente, a convite das diversas Comissões do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa, nas discussões dos grandes temas de repercussão em assuntos municipais. (fonte: https://apresenta.ipublica.com.br/apaulista)

Fundação Carlos Alberto Vanzolini

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Desenvolve, aplica e dissemina novos conhecimentos da Engenharia no cotidiano de pessoas, empresas, instituições e governos, contribuindo na resolução de problemas econômicos, ambientais, técnicos e sociais no Brasil e no exterior. Prioriza seus projetos e atividades de Educação Continuada por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos. A Fundação Vanzolini é também um centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho. (fonte: https://vanzolini.org.br)