Opiniao: Cidade inteligente, cidade eficaz

É direito do cidadão viver em uma cidade eficiente em que é possível ver, de forma concreta, a eficácia de sua infraestrutura e seus serviços.
Diante das demandas que o século 21 impõe, é fundamental os municípios se adequarem e implementarem mecanismos de gestão que se utilizem da tecnologia, dos dados e da inovação para trazer eficácia em seus serviços. Melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida das pessoas apenas não basta: é preciso fazer isso com planejamento e inteligência.
Assim sendo, convém discutir um conceito novo, porém já bastante difundido ao redor do mundo: as cidades inteligentes.
Interpretando este cenário, a Associação Paulista de Municípios (APM) procurou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), sediado em Campinas, para se inteirar do assunto e promover o desenvolvimento desse conceito pelo estado de São Paulo. Ao mesmo tempo, aproveitando o senso empresarial e capacidade de realização do seu presidente, Fernando Garnero, procuramos a Informática de Municípios Associados (IMA).
Desses encontros, surgiu uma parceria que pretende desenvolver a ideia de cidade inteligente nos municípios paulistas, modernizando a administração pública e a infraestrutura local. Foi firmado um convênio entre o CPqD, responsável pelo projeto, a IMA, incumbida dos serviços, e nossa Associação, encarregada de levar a proposta às 645 prefeituras do estado.
Esta iniciativa pioneira será iniciada em Campinas para, depois, ser levada para todos os demais municípios. A escolha se deu uma vez que tal cidade é um polo tecnológico que conta com a presença de diversas instituições de ensino superior, fazendo dela um ambiente propício à inovação e ao compartilhamento dessas novas experiências.
Ainda que seja um conceito relativamente recente, as cidades inteligentes já são um assunto consolidado globalmente no que se refere ao desenvolvimento sustentável. A busca por uma cidade mais eficaz já movimenta um mercado mundial de soluções tecnológicas e tem sido vista como uma alternativa possível para cidades de países emergentes, que chegam a investir bilhões de dólares em produtos e serviços capazes de sustentar o crescimento econômico e as novas demandas da sociedade.

As cidades inteligentes são sistemas em que pessoas interagem a fim de gerar desenvolvimento econômico e humano. Essas interações são inteligentes por se utilizarem estrategicamente da infraestrutura, dos serviços, da informação e da comunicação na gestão urbana para atender às demandas sociais e econômicas dos municípios.
Para uma cidade ser inteligente, é preciso que seus espaços urbanos sejam planejados de maneira eficaz e sustentável, tendo como ferramentas o uso de dados, a inovação e o gerenciamento de recursos. Além de ser projetada para que o cidadão disponha de uma melhor infraestrutura, a cidade consolida uma base para planejar seus futuros passos.
A implementação desta modernização em Campinas acontecerá de forma gradual e ainda se encontra em seu estágio inicial, mas a divulgação da iniciativa para os outros municípios já está no escopo dos próximos passos da APM, responsável por esta etapa da proposta.
O empenho de nossa entidade, aliado ao interesse dos municípios em levar o projeto de cidade inteligente adiante, será fundamental para a consolidação e o sucesso deste desejo de modernização das cidades, sendo um grande legado para todo o Estado.

Carlos Cruz é presidente da Associação Paulista de Municípios, APM, e ex vice-prefeito de Campinas


Sobre a APM

A Associação Paulista de Municípios (APM) é uma entidade civil de âmbito estadual que representa 645 Municípios do Estado de São Paulo.
Nascida na década de 1940 do movimento Bandeira dos Prefeitos, foi institucionalizada como entidade representativa em 1948 com o objetivo de defender o ideal municipalista.
Ao longo de sua existência, a APM foi responsável por conquistas históricas, sendo a pioneira dos movimentos nacionais e estaduais para as mudanças da Legislação, principalmente Constitucional, na defesa dos interesses municipais.
Seu objetivo é ajudar os municípios a praticar uma gestão transparente e eficaz.

Site: https://apresenta.ipublica.com.br/apaulista/
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 2010 – São Paulo – SP
Telefone/Fax: (11) 2165-9999