ASSEFIN reúne dezenas de dirigentes e servidores fazendários no 22° Encontro no 65° CEM

0
112

A ASSEFIN reuniu dezenas de servidores e dirigentes fazendários no seu 22.o Encontro, realizado em Ribeirão Preto, dentro do 65° Congresso Estadual de Municípios da APM, durante a manhã toda, do dia 11 de maio.

A participação da entidade no Congresso da APM tem uma recente tradição, ela participou dos últimos 4 eventos, com Encontros e palestras dentro do Congresso, o presidente da APM, Fred Guidoni, disse que está muito satisfeito com a parceira, “vamos ampliá-la”, afirmou o presidente da entidade municipalista.

O Encontro, tradicional evento da ASSEFIN, sempre é composto de palestras temáticas, seguido de uma confraternização, momento em que colegas, que às vezes só se conhecem e falam virtualmente, têm a oportunidade do contato presencial, de muita utilidade pela troca de informações entre os integrantes das Secretarias de Finanças dos Municípios.

Durante o 65° CEM a associação se utilizou de uma hora e quarenta que lhe foi destinado para palestras e, em seguida, ofereceu um almoço no espaço da APM & Soluções, cedido pela organização em uma enorme gentileza, coroando o início da parceria entre a Associação das Secretarias de Finanças Municipais do Estado de SP e da Associação Paulista de Municípios – APM.

O início do Encontro

A abertura do Encontro, que aconteceu no anfiteatro 2 do Taiwan completamente lotado, foi feita pelo presidente Adriano Luiz Leocádio, Secretário de Finanças de Santos, contou com a participação do Secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, Afonso Reis Duarte, anfitrião, e do Diretor Executivo da entidade, Francisco Sérgio Nalini.

Adriano considerou histórico o momento atual, “agora que a ASSEFIN comemora 10 anos de existência, no próximo dia 16 de maio, vamos caminhar para uma forte ampliação na área profissional da entidade, investindo ainda mais na área de capacitação, com cursos, oficinas e workshops presenciais, todos gratuitos para as cidades associadas” disse o presidente e acrescentou, “essa parceria com a APM nos dá muito orgulho”, explicando a importância dela para os municípios.

Na oportunidade Adriano lançou o selo do Programa ASSEFIN 10 anos!

Ele falou também que só este ano serão oferecidos dez eventos de capacitação ainda este ano neste programa, começando por São José dos Campos, em 24 de maio próximo; em Campinas, curso de Imposto Territorial Rural, nos 1 e 2 de junho, seguindo-se o 12° SGESP nos dias 26 e 27 de julho, em Ribeirão Preto, e os Encontros nas cidades de São Bernardo do Campo e Araçatuba, este último em confirmação.

As palestras

Para anunciar o Programa e palestrar em Ribeirão Preto a ASSEFIN, convidou 4 ex-Secretários de Finanças da entidade para palestrar em Ribeirão Preto.

Francisco Sérgio Nalini, numa fala rápida, chamou a atenção dos presentes, na maioria tributaristas, para o Código Tributário Municipal, lembrando que, “quando ele é deixado de lado, é porque as cidades podem ter se acomodado um pouco na fiscalização direta, o que favorece a sonegação”, disse o professor.

Em seguida, na área de contabilidade pública, falaram os mestres, professores Roberto de Oliveira Júnior (2) e Luciano Aparecido de Lima (3).

Roberto abordou os temas Provisões, Ativos e Passivos Contingentes e Luciano sobre ODS -Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, I´ndice de Efetividade da Gesta~o Municipal (IEG-M) f e o Planejamento Municipal.

Por fim o também mestre professor Paulo Galvão (4) abordou sobre a necessária independência das Controladorias Municipais para que o seu serviço possa auxiliar as administrações municipais para o sucesso de suas gestões.

Descontração

O 22.o Encontro de Secretários foi encerrado com um almoço, no sistema brunch, onde todas as cidades presentes foram convidadas, momento de forte integração dos presentes, ainda que de forma descontraída.

O Congresso

O 65° Congresso de Municípios foi encerrado pelo vice presidente Geraldo Alckmin e pelo governador de São Paulo, em exercício, Felipe Ramuth , ambos fizeram um balanço de suas recentes administrações e foram muito aplaudidos.

Ao anunciar o próximo evento em Campos do Jordão, o presidente da Associação Paulista de Municípios Fred Guidoni, disse que este foi o maior congresso que a entidade já realizou, pois teve a presença de 4 mil congressistas , além de uma forte ampliação na parte temática para os municípios.

Antecedeu o encerramento do CEM a entrega do Prêmio Franco Montoro, ação em que a APM reconhece os índices sociais e de gestão dos municípios paulistas e também de forte emoção, pois contou com a presença de parentes do governador Montoro.

Também foram emotivas, e muito aplaudidas, as falas do vice-presidente da APM, Marcelo Barbieri, do presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Alberto Cruz Filho e da Diretora de Relações Públicas da entidade, Dalva Christofoletti Paes da Silva, participante de todos os Congressos realizados até hoje.

Texto e imagens: Assessoria da ASSEFIN-SP


Warning: A non-numeric value encountered in /home/apaulist/public_html/wp-content/themes/apaulista/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008