APM marca presença em encontros em Brasília

Na quinta-feira, 1/9, o presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Cruz, participou do Seminário Federativo com as Entidades Municipalistas Estaduais, no Palácio do Planalto em Brasília (DF). Mais cedo, no mesmo dia, esteve em reunião na Confederação Nacional de Municípios.

O Seminário Federativo com as Entidades Municipalistas Estaduais foi promovido pela Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Secretaria de Governo da Presidência da República. A SAF é responsável por estreitar as relações entre o governo federal e os estados e municípios, além de acompanhar a situação social, política e econômica desses entes.

O Seminário contou com a presença do Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Geddel Vieira Lima, que fez a abertura do evento, e do Subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo, Leonardo Américo.

O objetivo do evento: debater e apresentar pontos importantes de iniciativas da saúde, com a intenção de melhorar a elaboração e execução de projetos pelos municípios que buscam financiamento do Governo Federal. Além disso, a ocasião serviu para apresentar a Agenda 30 e o Sistema de Gestões e Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).

Além de apresentar o Siconv, também falou-se de sua aplicação na operacionalização dos convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de colaboração e termos de fomento feitos entre a União, os entes federativos e as organizações da sociedade civil.

Já a Agenda 30 faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Os ODS surgiram do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20.