AMA realiza congresso para municípios do noroeste paulista

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) realizará o X Congresso de Municípios do Noroeste Paulista. Com o tema “Os desafios e perspectivas da nova gestão”, o evento busca promover uma reflexão sobre alternativas para superar os impasses da administração pública.

O Congresso irá trazer o municipalismo e as dificuldades que os municípios enfrentam hoje para o centro do debate. Entre os temas do encontro, estão transparência, contabilidade pública, prestação de contas, meio ambiente, qualidade do serviços e previdência do servidor público.

De acordo com Antônio Carlos Macarrão, presidente da AMA e prefeito de Mira Estrela, o Congresso terá como foco o desafio dos novos gestores diante desse cenário.

“Teremos pessoas de renome dando orientações e falando dos novos desafios, principalmente pela circunstância que estamos passando no país”, explica.

O Congresso terá a participação de prefeitos, secretários municipais, vereadores, gestores públicos, líderes de outras entidades regionais e sociedade civil.

Além da pressão dos próprios cidadãos, os novos prefeitos terão que lidar com responsabilidades cada vez maiores, como o peso da Lei de Responsabilidade Fiscal, a colaboração com programas federais de transferência de renda, os ganhos reais do salário mínimo e o piso nacional do magistério.

“A arrecadação vem diminuindo e os custos, aumentando”, afirma Macarrão. “É lei, não há como fugir, mas quando os recursos são menores do que as demandas, ficamos sem condições de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal perante o Tribunal de Contas e a População. Este é o desafio”.

A AMA, sediada em São José do Rio Preto e composta por 126 municípios do noroeste paulista, estima que 150 municípios estejam presentes no evento.

“Pretendemos fazer convites para outras associações e outros consórcios, com a presença da Associação Paulista de Municípios e da Confederação Nacional de Municípios”, aponta o presidente da Associação.

O Congresso será realizado no Ipê Park Hotel, localizado na rodovia Washington Luiz, quilômetro 428, entre São José do Rio Preto e Cedral.

Representantes de qualquer município podem participar, basta entrar em contato com a AMA através do site www.amasp.com.br ou através do e-mail amasp@amasp.com.br.