Alckmin visita Congresso da APM e defende Pacto Federativo – 27/03/2006

Em discurso realizado sexta, 24, durante o 50º Congresso Estadual de Municípios, o governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância de o governo federal respeitar o Pacto Federativo – já aprovado pela Constituição de 1988 – e gerar iniciativas conjuntas com responsabilidades bem definidas para os estados e municípios: “Temos que recuperar o Pacto Federativo. Os problemas da comunidade têm que ser resolvidos por aqueles administradores que estão ao lado do fato, aqueles que sentem o problema“.
Alckmin participou do seu primeiro Congresso Estadual de Municípios em 1977, como prefeito de Pindamonhangaba e surpreendeu-se com a repercussão do evento deste ano: ”É o maior congresso já promovido pela APM. Jamais tivemos uma programação de tão alto nível em palestras e seminários”. Para o governador paulista, que confirmou sua desincompatibilização do cargo para o dia 30, é necessário descentralizar responsabilidades e recursos entre as três instâncias executivas – federal, estadual e municipal. Instado a comentar sobre a escolha de seu vice-presidente, Alckmin declarou: “A desistência de um candidato próprio do PFL abre oportunidades para costurar novos acordos. A política é a arte da conversa, não vejo como ter essa resposta antes de julho”.

Já com relação à economia do Brasil, Alckmin foi incisivo ao comentar que “a economia pode melhorar muito. É preciso criar oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Precisamos gerar empregos para criar renda. A cada um bilhão de reais que exportamos, criamos 60 mil empregos. Por isso é importante alinhavar acordos internacionais como a proposta da ALCA”.