Webinars

COMO INOVAR NA GESTÃO MUNICIPAL? OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

Os desafios da Educação em tempos de pandemia 

Em Webinar, gestores e especialistas falam sobre a volta às aulas presenciais e os investimentos em tecnologia 

A segunda edição da série de webinares Como inovar na gestão pública, promovida pela Associação Paulista de Municípios e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, trouxe um panorama das ações desenvolvidas para garantir a qualidade do ensino e sugestões que podem ajudar os gestores municipais a enfrentar os desafios da Educação durante a pandemia da Covid-19.
O Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, anunciou que o governo investiu R$1,5 bi para renovar o parque tecnológico das escolas e a meta até 2022 é instalar 100 megas de internet em todas as escolas estaduais. Foi criado o Centro de Mídias, com aulas mediadas pela TV e aplicativo com internet patrocinada para os municípios.

Downloads
Transmissão

Cidades inteligentes - Como inovar na gestão municipal

APM e Fundação Vanzolini apresentam exemplos de inovação na gestão municipal

Durante webinar, especialistas falaram sobe cidades inteligentes e govtechs

Quase 85% da população brasileira mora em áreas urbanas, segundo o IBGE. Por isso, o conceito de cidades inteligentes tem ganhado cada dia mais o vocabulário de gestores públicos. Para levar mais qualidade de vida aos cidadãos é preciso transformar ideias em boas práticas.

Pensando nisso, a Associação Paulista de Municípios e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini reuniram especialistas para discutir soluções inovadoras para as cidades. O webinar, realizado em 21 de maio, trouxe um panorama de ações implementadas pelo governo do Estado de São Paulo, municípios e poder legislativo na área de tecnologia e inclusão digital. O tema do encontro foi “Cidades Inteligentes – Como Inovar na Gestão Municipal?”.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, apresentou algumas novidades como o lançamento de uma cartilha que irá ajudar no planejamento de cidades inteligentes, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Patrícia Ellen também falou sobre o PIPE-Ideiagov, que será lançado nas próximas semanas. O programa facilita a contratação de startups pelo governo para desenvolver soluções inovadoras em gestão pública com financiamento da Fapesp.

Downloads
Transmissão

Saiba mais

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/

Deputado Federal Vítor Lippi: https://www.vitorlippi.com.br/

Fundação Vanzolini: https://vanzolini.org.br/

O Desenvolvimento Social transforma vidas

Em Webinar, gestores e especialistas falam sobre políticas de assistência social para a geração de renda, a redução do desemprego e da pobreza

A terceira edição da série de webinares “Como inovar na gestão pública”, promovida pela Associação Paulista de Municípios e a Fundação Vanzolini, trouxe um panorama dos desafios que governos, municípios e gestores enfrentam e exemplos de projetos que melhoram as condições de vida da população em vulnerabilidade social.

Participaram a Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e membro do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social, Célia Parnes; o sociólogo, ex-Deputado Federal e ex-Secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Floriano Pesaro; e a cientista política, doutora em Serviço Social e ex-Secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho.

Downloads
Transmissão

Saiba mais

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/

Desenvolvimento Urbano Sustentável

Webinar discute ações de Desenvolvimento Sustentável para as cidades

4ª edição da série de encontros virtuais promovidos pela Associação Paulista de Municípios (APM) e pela Fundação Vanzolini (FCAV) apresenta pesquisas e soluções para que as cidades enfrentem os desafios ambientais

O que as greves de caminhoneiros e de lixeiros, as crises hídrica e de energia e a pandemia têm em comum? São fatos que afetam um conjunto de sistemas urbanos dos quais depende a vida nas cidades. Um deles é a sustentabilidade, tema do quarto webinar da série Como inovar na gestão municipal?, promovida pela Associação Paulista de Municípios e a Fundação Vanzolini. No encontro no dia 30 de outubro, que discutiu o Desenvolvimento Urbano Sustentável, o coordenador do Centro de Síntese USP – Cidades Globais, Marcos Buckeridge, explicou sobre o conceito de urbsistemas e defendeu que as políticas públicas para as cidades devem ser orientadas pela ciência.

Buckeridge falou sobre a criação, em 2020, do “Guia para as Cidades Sustentáveis”, que reúne o trabalho de mais de 20 pesquisadores e citou a experiência junto à prefeitura de Vargem, às margens da rodovia Fernão Dias. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e recuperar a identidade de um município usado como cidade dormitório.