Com auditório lotado inicia-se o 58º Congresso Estadual de Municípios

O presidente da Associação Paulista de Municípios, deputado estadual Celso Giglio, presidiu nesta terça-feira, 18, a cerimônia de abertura do 58º Estadual de Municípios no Centro de Convenções da cidade de Campos do Jordão. Na plateia estavam mais de 600 pessoas entre prefeitos, vereadores, gestores públicos.

Celso Giglio saudou aos presentes tendo ao seu lado na mesa diretora dos trabalhos, os deputados estaduais Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Rita Passos e Itamar Borges, além de Sebastião Misiara, presidente da União de Vereadores do Estado de São Paulo, e, representando a cidade de Campos de Jordão, município anfitrião, estavam Luís Felipe Costa Cintra, presidente da Câmara de Vereadores, e do prefeito Frederico Guidoni Scanarello.

Felipe Cintra enalteceu o papel da Associação Paulista de Municípios e a importância da realização de um evento como o 58º Congresso, tendo em sua temática a força que pode levar a uma união de esforços. Já o prefeito Frederico Guidoni disse estar agradecido e estimulado pela reunião de tantas lideranças políticas num ano eleitoral, momento propício para uma efetiva atuação que eleve o patamar dos municípios como ente da federação. Guidoni disse ainda ser extremamente importante avançar rumo a um novo pacto federativo. Ele falou da importância de que os municípios sejam elos mais fortes no conjunto da federação brasileira. “É nas cidades que se materializam as políticas públicas, tornando possível o atendimento das demandas sociais de saúde, educação, moradia, transporte, segurança enfim, tudo aquilo quanto a sociedade necessita e a geração de riqueza pode e deve proporcionar-lhes.” O prefeito se colocou como parte deste luta, salientando a importância do Associação de Municípios e a liderança do seu presidente, Celso Giglio.

O presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira, fez um pronunciamento enfático e detalhado, no qual falou das necessidades cada vez maiores que recaem sobre os cofres municipais, situação que obriga os prefeitos a viverem de chapéu na mão. “É preciso, mais do que nunca, mudar esse estado de coisas, e já no tema deste congresso, vejo o estímulo a que nos motivemos para levar a bandeira municipalista com mais vigor e profundidade”, disse ele.

Em seu pronunciamento, Celso Giglio enalteceu o pronunciamento do presidente da Assembleia: “Samuel Moreira fez um belíssimo pronunciamento, traduzindo em miúdos, mas com riqueza de detalhes, a situação em que vivem hoje os municípios brasileiros”.

Celso Giglio conclamou os presentes a se dedicarem com afinco ao debate dos temas propostos pelo 58º Congresso. Para o presidente da APM, o auditório lotado é prova de que a questão do municipalismo “está acesa, cada vez mais forte, e a presença de todos os prefeitos, ex-prefeitos e vereadores nos dá a certeza de que iremos conseguir uma melhor posição dos municípios dentro do pacto federativo. É uma oportunidade única de estarmos juntos na busca das melhorias na qualidade de vida no cotidiano de nossas cidades”.