INSTITUCIONAL

QUEM SOMOS

Há 75 anos atuando na defesa dos municípios paulistas!

A APM tem cumprido seu papel político na sociedade como entidade suprapartidária, assessorando prefeitos(as), vice-prefeitos(as) e vereadores(as), em alto nível nas questões técnico-administrativas e jurídicas, na organização dos serviços públicos, na sistematização das ações dos Conselhos Municipais e, principalmente, na defesa dos interesses dos Municípios diante dos Poderes Executivo e Legislativo, da União e do Estado, na busca pela emancipação política e financeira.

Em resumo, cumpre os seus dois grandes objetivos que são: a defesa da ideologia municipalista e o aprimoramento técnico dos responsáveis pela gestão pública municipal.

Nossa História
A Associação Paulista de Municípios é uma entidade civil de âmbito estadual com 60 anos de história. Nasceu de um movimento surgido na década de 40, denominado Bandeira dos Prefeitos. Em 30 de outubro de 1948, foi institucionalizada como entidade representativa. Hoje a APM é a legítima representante dos 645 Municípios do Estado de São Paulo, além de ter participado do processo de fundação de entidades congêneres na grande maioria dos Estados do nosso País.

Sua força de congregação dos Municípios se faz sentir nas conquistas alcançadas ao longo de todo o período de sua existência, sendo pioneira dos movimentos nacionais e estaduais para as mudanças da Legislação, principalmente Constitucionais, sempre em benefício dos Municípios.

Tem assento em dezenas de Conselhos, com destaque para o Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e os de Consumidores das Companhias de Energia Elétrica: Bandeirantes, CPFL, Elektro, Eletropaulo e Piratininga.

Está sempre presente, a convite das diversas Comissões do Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa, nas discussões dos grandes temas de repercussão em assuntos municipais.

Missão

Atender com primazia as demandas dos municípios paulista e de seus representantes, seguindo as orientações da Diretoria, sempre com responsabilidade e compromisso, difundidos em nossas práticas.

Visão

Ser reconhecida pelos municípios paulistas como a Entidade que representa seus interesses, com o compromisso de orientá-los no cumprimento da legislação vigente e nas boas práticas para uma gestão transparente, eficiente e eficaz.

Valores

Reconhecida como a voz dos municípios, a associação empenha-se em orientar as comunidades locais na conformidade com a legislação vigente, além de promover práticas exemplares para uma gestão transparente, eficiente e eficaz, buscando, assim, aprimorar a administração municipal em benefício de todos.

Vantagens e Benefícios

As Prefeituras e Câmaras que contribuem com a anuidade APM são beneficiadas com:

– Carteira de Identificação do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores;

– Isenção da taxa de inscrição para Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores, secretários municipais e técnicos do Executivo e Legislativo nos Congressos realizados pela APM: Congresso Estadual de Municípios e CBTIM;

– Desconto na taxa de inscrição para Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores, secretários municipais e técnicos do Executivo e Legislativo nos cursos e seminários realizados pela APM;

– Isenção para acesso webcast, curso pela internet;

– Direito a voto nas Assembléias, exercido pelo(a) Prefeito(a);

– Acesso aos serviços da APM, como também de pareceres e consultas jurídicas;

– Sala dos Municípios equipada à disposição;

 

– A APM tem assento em vários conselhos, assim, os problemas e reivindicações pertencentes às áreas mencionadas, poderão ser trazidos à nossa Entidade, que defenderá o interesse do município envolvido.

A APM tem assento nos Conselhos:

1. CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente

2. Conselho de Consumidores da ELEKTRO

3. Conselho de Consumidores de Energia da BANDEIRANTES

4. Conselho de Energia da CPFL

5. Conselho de Energia da PIRATININGA

6. Conselho de Energia da ELETROPAULO

7. Conselho do FUNDEB

8. Câmara Setorial de Turismo e Lazer no Meio Rural

9. Câmara Ambiental de Resíduos do Estado de São Paulo

10. Conselho de Apoio à Implantação do Rodoanel Trecho Sul

11. Fóruns Regionais do SEBRAE/SP – Grupo de Trabalho

12. Comitê de Estudos das Ameaças Naturais e Tecnológicas