INFORMAÇÕES MUNICIPAIS


Muitos Municípios associados procuram na APM informações e estatísticas que mostrem um perfil da cidade ou de outras cidades de porte semelhante. Profissionais da imprensa, organizações não governamentais, consultores políticos, pesquisadores, gestores locais e cidadãos em geral também alimentam esta demanda por estatísticas, numa época em que a transparência das informações e o acesso a elas em tempo real transformou-se numa das características do e-governo, governo 2.0. ou da webcidadania. Todos querem saber se a situação melhorou ou piorou, no que estamos iguais e no que diferentes dos demais. Ou em busca de um parâmetro para estabelecer uma meta de gestão – com base no desempenho médio dos outros municípios. Os usos são os mais variados e o acesso à informação detalhada e atualizada é hoje considerado um direito do cidadão.

Pensando nisso a APM criou uma ferramenta on-line que dará aos associados a possibilidade de fazer consultas on-line sobre os mais variados temas e indicadores. Ao todo a base de dados é composta por 240 indicadores, que, multiplicados por 3 períodos e 645 Municípios, resultam num conjunto de aproximadamente 464 mil registros. A maior parte dos dados foram compilados pelo PNUD para o Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, com base, por sua vez, nos dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010. As informações sobre Homicídios vieram do DATASUS e os dados sobre Partidos e Votações do TSE. A ferramenta permite vincular informações provenientes de diferentes fontes, cruzá-las e analisá-las de diversas maneiras.

A APM acredita que sejam informações relevantes para os gestores municipais, que podem acompanhar a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano e seus indicadores no seu município nas últimas décadas, comparar seu desempenho com o desempenho da Região, dos outros municípios com a mesma população, dos municípios vizinhos, etc. permitindo uma série de análises comparativas nos mais diversos contextos. No setor privado é comum o uso de “benchmarks” pelas empresas, que se colocam como objetivo alcançar a mesma performance ou padrões das empresas líderes do setor. O sistema disponibilizado pela APM permitirá aos municípios estabelecer estes benchmarks, observando as médias, em cada indicador, dos municípios da mesma região, tamanho e nível de riqueza.

O sistema permite filtrar as informações por meso e micro regiões do estado, classes de tamanho populacional, partidos que administram as cidades, entre outros filtros, permitindo ao usuário cruzar as informações segundo os recortes de interesse. As informações poderão ser consultadas on-line através do sitio da APM na internet, utilizando uma ferramenta de B.I. (Busines Inteligence) que permite visualizar dados através de tabelas, gráficos e mapas. As informações poderão ser ranqueadas do maior para o menor ou vice-versa. O usuário pode rá baixar um arquivo com os dados originais no seu computador, tanto os dados mostrados na tela quanto os dados originais completos que serviram de base para os cálculos. Será também possível exportar os resultados como imagens, tabelas cruzadas ou documentos .pdf e utilizá-los em seus próprios relatórios. Finalmente, o usuário poderá compartilhar sua consulta imediatamente pelo facebock, twiter ou email, através dos botões na parte inferior da página.

A ferramenta pode mostrar aos Prefeitos como as outras prefeituras estão lidando com problemas que são mais ou menos comuns a todos. Ela pode ajudar a identificar as boas experiências de gestão – e são inúmeras em São Paulo– que podem servir de inspiração para melhorar a qualidade de vida da população, objetivo último e razão de ser do Poder Municipal.