Diálogo municipalista confirma a importância da mobilização por mais recursos, qualificação e autonomia

0
78

No encontro de Gestores desta segunda, 4 de dezembro, no Diálogo Municipalista, em São Paulo, o presidente da APM, Carlos Cruz, falou da mobilização em Brasília e seus frutos.
Carlos Cruz ressaltou o veto ao Encontro de Contas, que possibilita a equalização de

débitos entre prefeituras e governo federal, e o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), no valor de R$ 2 bilhões.

“Essa mobilização foi muito importante. Nós tivemos quase dois mil prefeitos em Brasília. São Paulo, que nos últimos anos tem tido uma participação aquém, esteve presente com cerca de 100 prefeitos”, disse.

O número revela, segundo o presidente da APM, um maior engajamento dos gestores do Estado. Ainda assim, Carlos Cruz acredita que os municípios devem permanecer ainda mais unidos, para galgar novas conquistas em um futuro breve.

Sintonia
A necessidade de sintonia foi realçada pela prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela Brito, que compôs a mesa.
“Nós temos o compromisso de voltar aos nossos Municípios e ser o elo com a comunidade. Para 2018, precisamos estar mais unidos. Se cada um estiver no seu quadrado, vai ser muito mais difícil”, alertou.
O deputado Itamar Borges (PMDB-SP) participou do evento e aproveitou para parabenizar a ação conjunta da APM e CNM. Borges, que traz em seu histórico a vivência como vereador e prefeito, ressaltou a importância de integrar cada vez mais o movimento municipalista.

Caminhada contínua
O vice-presidente da CNM, Glademir Aroldi, agradeceu a presença dos participantes e resgatou alguns destaques da mobilização em Brasília, como a participação massiva dos gestores municipais.
“Precisamos repetir esse número de prefeitos na próxima semana em Brasília”, disse Aroldi ao fazer referência à próxima articulação municipalista.
Conforme anunciou, agora os Municípios lutam pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 212/2016, que entre outros itens, estende o prazo para o pagamento de precatórios. E ainda a aprovação da PEC 29/2017, cujo foco está na elevação em 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

 

Captação de recursos
O primeiro painel temático do Diálogo Municipalista apresentou aos participantes a plataforma Êxitos, criada com intuito de auxiliar na captação de recursos.
A sua representante, Marli Burato, conduziu a fala e detalhou o funcionamento da ferramenta.
“As informações são desencontradas e dispersas. Aqui na [plataforma] Êxitos é possível filtrar as oportunidades que se aplicam especificamente ao seu município, o que permite ganhar tempo. É a captação de recursos em uma única ferramenta”, frisou Burato.
A especialista navegou pela plataforma e apresentou aos presentes suas funcionalidades.
Uma delas é a possibilidade de criar filtros personalizados, por áreas de interesse, por exemplo. O gestor municipal também tem a liberdade de configurar o recebimento de e-mails, com informações de seu interesse, e a frequência desses alertas.

 

Outras soluções
O representante do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Bruno Vilela, trouxe outras opções de ferramentas para modernizar a gestão municipal.
Entre elas, o sistema Radar, que permite uma gestão centralizada do processamento de multas de trânsito.
Segundo ele, municípios com número elevado de infrações podem obter uma economia de até R$ 1 milhão, nos primeiros 12 meses de uso. Vilela demonstrou ainda os benefícios do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que também atua nessa linha. Mais informações sobre os produtos podem ser obtidas diretamente na página da entidade.
O Diálogo Municipalista em São Paulo continua na tarde desta segunda-feira, 4 de dezembro, com novas palestras focadas na realidade dos municípios paulistas.

 

Etapa transferida para janeiro
A etapa desta terça foi transferida para a segunda quinzena de janeiro, durante as reuniões temáticas que a APM vai promover para organizar 62 Congresso Estadual de Municípios, em Santos. (Com informações da CNM)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui