Prefeitos destacam a economia gerada após uso do Diário Oficial Eletrônico

0
1127

26/10/2011

 

Economia, praticidade e agilidade. Essas são as principais vantagens do Diário Oficial Eletrônico, serviço que é oferecido pela APM aos municípios paulistas e que foi tema de painel do 12º CBTIM, na tarde de quarta-feira.

 

Os prefeitos de Bocaina, João Francisco Bertoncello Danieletto, e de Taquarituba, Miderson Zanello Milleo, utilizam esta importante ferramenta e aproveitaram o painel para explicar aos congressistas o seu funcionamento, destacando os benefícios conquistados. “Tivemos uma economia de mais de 30%. São muitos os benefícios, como, por exemplo, baixo custo, agilidade e segurança”.

 

O diretor comercial da Vox Tecnologia, Samuel Porto, fez considerações no aspecto técnico e jurídico. “O município tem a liberdade de fazer atualizações no site e também não há limite na quantidade de publicações”, explica.

 

O presidente da APM, Marcos Monti, reforçou que essa ferramenta traz uma economia muito grande para as Prefeituras Municipais. “Nosso dever é mostrar as possibilidades que o município tem de economia e gestão. Parabenizo os prefeitos que já estão utilizando e esperamos que a gente possa fazer mais adesões”.

 

Marcos Monti também anunciou uma futura parceria com a Imprensa Oficial, para trabalharem juntos na divulgação desta ferramenta.

 

Demais painéis

 

Como parte da programação, todos puderam conferir o painel Institucional Allen. A gerente geral de produtos e marketing da Allen Informática, Gabriela Oliveira, falou sobre a empresa e alguns cases de sucesso, como, por exemplo, o monitoramento do censo 2010 e a migração de todo o parque do TRF 3ª Região. “A Allen é um parceiro focado em governo, atendendo a parte de tecnologia de órgãos públicos”.

 

O superintendente Regional de Governo do Banco do Brasil, Jocil José Centanin, apresentou o Programa um computador por aluno – PROUCA, que prevê a informatização dos municípios com financiamento de computadores novos, e outras linhas de créditos disponíveis para as prefeituras. “São formas de as Prefeituras poderem modernizar o atendimento, com eficiência e transparência na gestão pública”.

 

A consultora da Web e Educação do Instituto Crescer para a cidadania, Renata Aquino, ministrou palestra no painel Educação e Mobilidade, também destacando o PROUCA, os programas de formação para professores e as experiências com laptops educacionais. “O conceito do uso de TI na educação precisa se tornar realidade nos municípios”.

 

Tribunal de Contas

 

Um dos mais esperados painéis do 12º CBTIM foi o do Tribunal de Contas. Os técnicos do TCE, Sandra Maia de Souza e Eduardo Paravani, falaram sobre a implantação do processo eletrônico do Tribunal de Contas, que eliminará os papéis, gerando maior acessibilidade e transparência. “Nosso objetivo é proporcionar uma forma de comunicação mais eficiente entre os jurisdicionados, advogados e os cidadãos”.

 

Dentre as vantagens, Sandra elencou: aperfeiçoamento da gestão de documentos, redução dos custos financeiros, extinção de tarefas de trânsito de autos de papel entre prédios e demais dependências, maior segurança da informação, transparência na consecução dos atos administrativos, possibilidade de otimização de processos de trabalho, dentre outras.

 

Após o painel do Tribunal de Contas, foi dado início à solenidade de encerramento do 12º CBTIM.

 

Por: Daniela Bertoldo