Congressistas acompanham importantes discussões durante 12º CBTIM

0
1108

25/10/2011

 

 

Os trabalhos do 12º CBTIM (Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação para os Municípios) continuaram na tarde desta terça-feira (25) a todo o vapor.

 

O chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projetos da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – IMESP, Adriano Frare, ministrou palestra sobre a Certificação Digital e suas aplicações para municípios.

 

Frare explicou o funcionamento dos produtos e serviços da Imprensa Oficial, destacando a importância da certificação digital. “O governo de São Paulo dá a possibilidade de os demais municípios aderirem a essa tecnologia”, destacou.

 

Em seguida, o colunista Alberto Carlos Almeida abordou o tema: ProGIIS, economia de recursos e atendimento das demandas sociais em uma só ferramenta tecnológica. “Mostramos aqui como a inovação de um sistema e a utilização de informações podem ser úteis para a administração pública”.

 

Os congressistas também puderam conferir apresentação da Microsoft, em parceria com a Generativa – Gestão e Tecnologia Ltda, sobre Tecnologia Aplicada à Gestão Pública.

 

O tema foi abordado pela equipe da Microsoft: Daniel José Cleffi, Márcio Bulhões, Rodrigo Pinto e Ricardo Nobile e por Fabian Caetano (diretor executivo da Generativa).

 

Eles compartilharam um pouco da estratégia da empresa no setor público, com demonstrações práticas. “Muitos programas facilitam o trabalho das Prefeituras”.

 

Financiamentos
O diretor de fomento da Nossa Caixa Desenvolvimento – Agência de Fomento do Estado de São Paulo, Julio Themes Neto, falou sobre os financiamentos para as Prefeituras Municipais. “Temos um bilhão de reais voltados para créditos e podemos alavancar isso em até nove vezes”.

 

Julio elencou as principais linhas de financiamento, como, por exemplo, as linhas de infraestrutura asfáltica e a do Distrito Industrial (financiamento dos investimentos municipais de infraestrutura básica destinados à adequação ou instalação de distritos industriais).

 

Raio X
O último painel desta terça-feira trouxe o tema: A importância do controle de acesso à Internet.

 

O palestrante Marcelo Negrão Casetta, sócio diretor da BRconnection, abriu o debate com o questionamento: “sua Prefeitura é uma lan house remunerada?”, afirmando que há uso indevido da Internet nas empresas.

 

Deu dicas de como tornar a Internet segura e produtiva e como controlar os colaboradores que levam as mazelas da Internet para a instituição.

 

Convidou os participantes a fazerem um Raio X das Prefeituras, por meio de uma parceria com a Associação Paulista de Municípios. “Vamos promover junto às Prefeituras um teste gratuito que mostrará os sites que são mais utilizados, o tipo de conteúdo, o tempo de navegação, dentre outros dados”.

 

As atividades do CBTIM prosseguem amanhã, a partir das 10 horas, no Hotel Vitória, em Indaiatuba – SP. A entrada é franca.
 Por: Daniela Bertoldo