Trabalhos do 12º CBTIM são abertos

0
1049

24/10/2011

 

 

Com auditório lotado e a presença de diversas autoridades, entre deputados, prefeitos, vereadores, secretários e técnicos de TI, a APM abriu o 12º CBTIM (Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação para os Municípios), na noite desta segunda-feira, no Hotel Vitória, em Indaiatuba.

 

O prefeito em exercício, Antônio Carlos Pinheiro, iniciou os discursos, parabenizando as autoridades presentes e colocando o governo de Indaiatuba à disposição dos congressistas. “Indaiatuba é uma cidade hospitaleira e o governo está aqui para assessorar e fazer de tudo para que o Congresso tenha êxito”.

 

Pinheiro ressaltou a importância da realização do CBTIM, afirmando que a Tecnologia da Informação sempre foi tratada com relevância e contribui com o desenvolvimento.

 

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Natal de Souza, esteve presente representando a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. “Falamos aqui para o presidente da APM da nossa disponibilidade de desenvolvermos parcerias para buscar efetivamente a melhoria e a modernização da gestão pública brasileira”.

 

Souza mencionou algumas ações que estão sendo desenvolvidas, com destaque para a área de acessibilidade. “Estamos trabalhando com todas as esferas do governo para estabelecermos um padrão nacional de acessibilidade do Governo eletrônico”.

 

O vereador Luiz Alberto Pereira discursou em nome do presidente da Câmara Luis Carlos Chiaparine e enalteceu as características de Indaiatuba, salientando a hospitalidade da população. “A presença de vocês nos honra. Queremos fazer com que a passagem de vocês por aqui seja produtiva e de boas recordações”.

 

Representando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o ex-presidente da APM, deputado estadual Celso Giglio deixou um apelo aos presentes para que todos continuem lutando pelo municipalismo, não esquecendo suas bandeiras. “Aproveito para deixar minha homenagem àqueles que durante muito tempo nos antecederam e lutaram por essa causa, pensando em fazer mais justiça”.

 

O deputado estadual Itamar Borges parabenizou o presidente da APM, Marcos Monti, pelo trabalho à frente da Associação. “O Marcos vem fazendo com que a APM tenha sequência naquilo que ela sempre fez, que é a cada ano lutar, conquistar e defender os municípios paulistas”.
O coordenador da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Aldo Garcia, falou dos projetos para modernização das Prefeituras, representando o secretário de Gestão Pública, Júlio Semeghini. “A programação do CBTIM foi muito bem feita, com temas bem pertinentes”, acrescentou.

 

O encerramento do CBTIM ficou a cargo do presidente da APM, Marcos Monti, que destacou a importância do CBTIM por apresentar as ferramentas de TI para que os prefeitos possam colocá-las em prática. “Sabemos que a TI é um caminho sem volta. A partir do próximo ano, por exemplo, o Tribunal não receberá mais nada por papel, somente por meio eletrônico”.

 

Marcos Monti também elencou as principais bandeiras municipalistas, afirmando que este não é apenas um Congresso de TI, mas também um Congresso político. “Temos enfrentado batalhas difíceis, como a Emenda 29 e os Royalties do Pré-Sal, mas continuamos firmes na defesa do municipalismo”.

 

O presidente da APM encerrou a solenidade de abertura do 12º CBTIM, convidando os presentes a visitarem os estandes. Os trabalhos prosseguem amanhã, às 10 horas. As inscrições para o 12º CBTIM são gratuitas e podem ser efetuadas no local do evento.  

 

Por: Daniela Bertoldo